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Santuário de Santo António

Santuário de Santo António

O ponto de interesse Santuário de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca e pombalina. Igreja de planta longitudinal composta por nave, transepto pouco saliente e capela-mor mais estreita, com sacristia e casa da confraria, cripta e anexos adossados à fachada lateral esquerda. Fachada principal com aspecto de edifício civil, rematada por frontão contracurvado, de inspiração borromínica, com o corpo tripartido por colunas e pilastras, correspondendo a três portais, encimados por várias janelas, de perfis distintos, em volta perfeita, em arco abatido ou rectilíneos, dinamizando a fachada. Fachadas em cantaria, a lateral direita seccionada por pares de pilastras de capitéis jónicos, compondo vários módulos de sobreposição e modinaturas de vãos, que se repetem sucessiva ou alternadamente. Interior com cobertura em falsas abóbadas de berço, excepto no transepto, onde surge uma cúpula, contrafortada por duas semicúpulas, sobre as estruturas retabulares do topo do transepto, com o interior iluminado unilateralmente, através da fachada lateral direita, e pela luz indirecta dos janelões da fachada principal, filtrada pelo coro e tribuna superior. Interior com revestimento a apainelados de cantaria, num recurso comum às igrejas construídas no período, possuindo coro-alto, ostentando uma tribuna, onde surge um grande orgão, com três castelos. Apresenta pequena nave e amplo transepto, onde se inscrevem quatro capelas laterais com estruturas retabulares barrocas. Capela-mor com as paredes rasgadas por portas e janelas, as do Evangelho falsas, seguindo o esquema das igreja pombalinas, com retábulo em cantaria, de planta convexa, de estilo barroco. Sacristia ampla, forrada a azulejos, apresentando arcaz e retábulo pombalino. Igreja com importante cariz simbólico, uma vez que se ergue junto à casa onde terá nascido Santo António, e que sempre pertenceu à Câmara Municipal de Lisboa, que zelava pelo seu culto e que funcionou num corpo anexo durante vários séculos. As fachadas viradas às vias públicas mais movimentadas, a principal e a lateral direita, apresentam um jogo de apainelados, fenestrações, pilastras e colunas, criando módulos alternados, que as dinamizam de uma forma bastante exuberante, diferente da simplicidade que o estilo pombalino impunha, revelando uma construção autónoma, não integrada no plano geral de reconstrução da Baixa, certamente com a estrutura definida e escolhida pelo Senado, que desejava uma igreja distinta. O corpo que ladeia a fachada principal, pelas suas características indicia que deveria estar prevista a construção de uma torre sineira, que não foi levada a cabo, certamente pela morosidade da obra. O interior é bastante exuberante, com o coro-alto encimado por tribuna, provavelmente destinada aos membros do Senado, onde se integra um órgão de feitura recente, cuja estrutura é constituída apenas pelos tubos pintados com elementos geométricos. Na nave, de dimensões exíguas, surge um retábulo lateral onde se representa a imagem de Santo António em pintura antiga, aparecendo, ainda, dois confessionários embutidos no muro, um deles ainda em funcionamento. O cruzeio do transepto é amplo, com o pavimento ornado a embutidos de pedras de várias tonalidades, criando elementos geometrizantes concêntricos, que reflectem o esquema da cobertura em cúpula cega. Possui dois retábulos de características barrocas, com estípides laterais, mas com remate em cornija contracurva, de inspiração borromínica, revelando o gosto da segunda metade do séc. 18, a mesma solução encontrada no remate da fachada principal. Exceptuando a capela-mor, onde os tramos são definidos por pilastras da ordem colossal, no resto do templo, os elementos arquitectónicos apresentam-se em duas ordens sobrepostas, a inferior com capitéis jónicos e a superior coríntios, seguindo as determinações clássicas. O retábulo-mor é em cantaria, de planta convexa, flanqueado por rotundas colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, rematando em fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto, numa clara inspiração nas estruturas retabulares do barroco joanino, dando especial ênfase ao trono eucarístico em talha, encimado por baldaquino. O tecto do sub-coro apresenta um interessante trabalho de marmoreados e estuque ornamental, formando elementos fitomórficos e geométricos. Dos espaços anexos à igreja destacam-se a cripta e a sacristia, com o seu revestimento azulejar de feição neoclássica com motivos arquitectónicos e litúrgicos.

Planta rectangular irregular, composta por uma igreja de planta longitudinal, de nave única, antecedida por endonártex, transepto pouco saliente e capela-mor ligeiramente mais estreita, com os ângulos posteriores chanfrados, e por corpo adossado ao lado esquerdo, onde se integra a sacristia e o Museu Antonino de Lisboa, de volumes articulados e disposição horizontalista, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, tendo, num dos lados, uma pequena trapeira, cinco na capela-mor, oito na torre lanterna, octogonal e rasgada, em cada lado, por janelas em arco abatido e de molduras recortadas, e de quatro no anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, excepto a principal e parte da lateral direita, em cantaria de calcário liós, marcadas por pilastras colossais, de fustes lisos e capitéis jóncos, rematadas por ffriso, cornija e pequena platibanda plena, ornada por almofadados e onde se integram gárgulas, com decoração vegetalista. Fachada principal voltada a O., rematada em frontão de perfil contracurvado, de inspiração borromínica, com plinto e cruz latina no vértice e com fogaréus nos cunhais, de estrutura tripartida, definida por duas pilastras; o corpo da fachada é também tripartido, com os panos definidos por duas duplas pilastras e duas colunas, de fustes lisos e capitéis jónicos, assentes em altos plintos paralelepipédicos, que sustentam o entablamento que precede o frontão. O eixo central é rasgado por três vãos sobrepostos, o superior interrompendo o frontão e de perfil abatido, sendo os inferiores em arcos de volta perfeita e flanqueados por pilastras delgadas, da ordem colossal; o portal assenta em pilastras toscanas, que se prolongam formando a moldura do vão, encimado por janelão, ladeado por estípides, assentes em plintos paralelepipédicos, que sustentam frontão semicircular interrompido; encontra-se protegido por guarda de ferro vazada, ornada por elementos volutados. O frontão interrompe-se para dar origem ao terceiro vão, com moldura saliente e de perfil côncavo, de onde pendem brincos fitomórficos, rematado por cornija contracurvada interrompida por óculo em olho de boi; também esta janela se encontra protegida por guarda metálica, semelhante à anterior. Os panos laterais são semelhantes, rasgados por portas de verga recta, encimados por almofadado emoldurado, de perfil recortado, com brincos na zona inferior e remate em cornija curva; sobre este, janela em arco abatido, de moldura saliente, que se prolonga em falso frontão, ornado por cartela e concheados e rematado por cornija angular; estão protegidas por guardas metálicas, com decoração semelhante às do eixo central. No lado esquerdo o anexo, flanqueado por duplas pilastras e remate em cornija e platibanda plena, com três vãos em eixo, o inferior compondo janela jacente, protegida por grades, e os superiores por janelas de peitoril rectilíneas, a superior rematada por cornija angular. No extremo esquerdo, a porta de acesso ao museu, em arco abatido e moldura de cantaria, rematada por bandeira e cornija angular. Fachada lateral direita, virada a S., marcada pelos corpos da nave, transepto e capela-mor, todos seccionados em panos por duplas pilastras colossais. Na nave, os dois panos da esquerda são semelhantes, compostos por dois vãos sobrepostos e gradeados, separados por cornija sustentada por consolas; o inferior em arco de volta perfeita com moldura recortada e com pingentes, sendo o superior rectilíneo e com moldura simples, ostentando, superiormente, volutas de onde pendem borlas. O pano imediato é rasgado por porta travessa em arco de volta perfeita, flanqueado por duas colunas de fustes lisos e capitéis jónicos, dispostas em ângulo, que sustentam fragmentos de frontão e tímpano ornado por almofadados; sobre esta, janelão em arco abatido e moldura recortada, flanqueada por acantos, sobrepujada por cornija e frontão sem retorno, ornado por enrolamentos de concheados, que centram cartela recortada, com cruz latina inscrita. O transepto divide-se em quatro panos, dois em alvenaria rebocada e dois integrando vãos, o do lado esquerdo repetindo o módulo dos dois vãos sobrepostos do corpo da nave; o do lado direito possui porta de verga recta, de moldura simples e remate em friso ornado por festões e florão, e em cornija, sobre a qual surge janelão rectilíneo, de moldura simples, que ostenta, no topo, volutas, de onde pendem borlas. O corpo da capela-mor apresenta dois panos, o da esquerda com janela gradeada semelhante às do corpo da nave, sob a qual surge lápide com inscrição, e o da direita, mais estreito, com pequena fresta rectilínea. Fachada lateral direita em cota superior, marcada pelo corpo do anexo, dividida em três panos, o do lado esquerdo de dois pisos, rebocada e pintada de bege, flanqueada por cunhais apilastradas e rematada em platibanda plena, capeada por friso de cantaria. Em cada um dos pisos, surgem seis janelas de peitoril em arco abatido, com molduras de cantaria, que se prolongam superior e inferiormente, aqui formando falsos brincos. O pano intermédio forma uma reentrância no segundo piso, criando um pequeno terraço, para onde abre uma porta e uma janela em arco abatido e molduras de cantaria. O pano do lado direito forma um ligeiro ângulo, com um só piso, parcialmente rebocado e parte em cantaria de calcário aparente, flanqueado por pilastras toscanas e rematado em platibanda plena, rasgado por portal contracurvado e dupla moldura recortada, flanqueado por duas janelas rectilíneas, a do lado esquerdo entaipada. A fachada posterior é cega no corpo da capela-mor, tendo, no corpo anexo, de dois pisos, quatro vãos em cada um deles, todos em arco abatido e com molduras salientes e recortadas em cantaria; no piso inferior formam quatro amplas janelas, duas delas parcialmente entaipadas, surgindo, no superior, quatro janelas de peitoril, com as molduras a prolongarem-se superior e inferiormente, criando falsos brincos. INTERIOR antecedido por endonártex, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com o tecto ornado por escudo com as armas reais, com duas portas laterais de verga recta. O templo tem paredes em cantaria de calcário branco e vermelho, com a nave dividida em cinco tramos por duas ordens de pilastras, de fustes lisos, as inferiores com capitéis jónicos e as superior com coríntios, que sustentam entablamento e se prolongam em arcos de abóbada, esta de lunetas, revestida a tela pintada a imitar marmoreados, com dois dos tramos ornados por apainelados e rosetão; possui pavimento em embutidos de calcário de várias tonalidades, criando padrões geométricos. Coro-alto assente em dois pilares laterais e modilhões, de perfil côncavo na zona central, com guarda balaustrada, com acesso pelo lado do Evangelho e pavimento em soalho, onde se integra um grande órgão; sobre este, abre uma tribuna em arco de volta perfeita, também com guarda balaustrada. O tecto do sub-coro apresenta decoração geométrica e fitomórfica em madeira pintada a imitar cantaria, com ornatos de estuque, que centram um medalhão com os atributos do santo. O portal axial encontra-se protegido por guarda-vento de madeira encerada, flanqueado por pias de água benta concheadas, encimadas por duas lápides com inscrições. No lado do Evangelho, porta de verga recta e moldura simples, de acesso a corredor e às escadas do coro-alto. Na nave, surgem, confrontantes, retábulos laterais, dedicados a Santo António (Evangelho) e Nossa Senhora das Dores (Epístola), ambos de talha dourada e policroma, flanqueados por estípides, que sustentam frontões interrompidos, de onde evoluem as janelas, a do Evangelho falsa, em arcos de volta perfeita e rematadas por molduras múltiplas, as superiores formando pequeno ângulo. Ainda confrontantes, duas portas em arco de volta perfeita e molduras de cantaria, constituindo confessionários embutidos nos muros, encimados por óculos quadrilobados. Transepto com o cruzeiro coberto por cúpula oitavada, de lunetas, sustentada por pendentes almofadados, com rosetão central, surgindo, nos braços, coberturas em semi-cúpulas, com decoração semelhante à da nave. Nos topos dos braços, surgem duas portas em arco abatido e remate em cornija contracurvada de inspiração borromínica, encimados por janelas rectilíneas, a do Evangelho falsa, flanqueadas por estruturas retabulares, as do Evangelho com a "Natividade" e a "Assunção da Virgem" e as opostas com o "Calvário" e um "Pentecostes"; são encimadas por elementos almofadados, que centram um botão. O cruzeiro é marcado por teia em U invertido, de balaústres, interrompida em frente às portas do transepto e no acesso à capela-mor, este protegido por grades metálicas. O arco triunfal, de volta perfeita e assente em duas ordens de pilastras, de fuste liso e capitéis coríntios, acede à capela-mor, de três tramos, definidos por pilastras colossais, da mesma ordem das anteriores, assentes em altos plintos paralelepipédicos, que se prolongam em arcos de abóbada, esta de falsas lunetas e com decoração de apainelados e rosetões, o central com escudo com as armas do santo e as reais. Os lados da capela são semelhantes, tendo, em dois dos tramos, portas de perfil curvo e rematadas por cornija angular, encimadas por janelas em arco abatido, com pedra de fecho saliente, em forma de cartela ornada por motivos vegetalistas; o tramo central possui apainelado rectilíneo, encimado por janela em arco de volta perfeita, interrompido por enrolamentos e cartela ornada por elementos fitomórficos, flanqueado por pilastras de fustes almofadados, assente em cornija e consolas de concheados; todas as janelas apresentam caixilharias douradas e vidro fosco, as do Evangelho, falsas. Retábulo-mor em cantaria, de planta côncava, de um eixo definido por dois pares de colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em plintos paralelepipédicos, que sustentam fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto; ao centro, tribuna de perfil curvo, contendo amplo supedâneo de cantaria liós, vermelha e azul, onde assenta um trono expositivo com baldaquino, composto por colunas coríntias, encimadas por urnas, tudo em talha dourada. Altar paralelepipédico, com o frontal tripartido, onde assenta o sacrário, de talha dourada, em forma de templete. A ladear o altar, duas portas em arco de volta perfeita e rematadas em cornija angular, sobrepujadas por mísulas com imaginária, emolduradas por apainelado, rematado por lambrequins, de one pendem cortinas a abrir em boca de cena, concheados e festões. No lado do Evangelho, a porta acede a um pequeno vestíbulo e à sacristia, com as paredes divididas em dois registos, o superior seccionado em cinco painéis com pinturas murais decorativas, e o inferior por azulejos policromos, formando apainelados de dois registos, delimitados por pilastras jónicas, que enquadram almofadadoe e vasos de flores, encimados por medalhões com elementos marianos (estrela, lua, sol, lírios, rosas e um pequeno templo), em monocromia, azul sobre fundo branco; tem tecto com apainelados de estuque, que centram medalhão recortado, com cartela onde se inscrevem os atributos do santo (lírio, cruz e livro). Num dos lados, arcaz de madeira e tampo de mármore, surgindo, no topo e sobre supedâneo de um degrau, retábulo da Sagrada Família e São João Baptista, composto por painel pintado, envolvido por moldura de perfil curvo, flanqueado por colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em plintos galbados, que sustentam frontão contracurvado, contendo querubins; altar em forma de urna. Através de um corredor desce-se, por uma escada de caracol, para a cripta, onde surge uma inscrição.

Materiais

Igreja com estrutura em cantaria de calcário, sendo os anexos em alvenaria de calcário, rebocada e pintada; pilastras, cornijas, frisos, colunas, plintos, escadarias, pavimentos, pias de água benta, cruzes, modinaturas em cantaria de calcário; tectos, portas, retábulos e caixilharias de madeira; cripta e sacristia com painéis de azulejo industrial; grades em ferro forjado; janelas com vidro simples.

Observações

*1- DOF:.. e a sacristia com metais, madeiras empalhadas e retábulos. *2 - de facto, D. Manuel faz algumas recomendações relativas à construção da capela, definindo que fosse de abóbada e arcos de ladrilho (SILVA, p. 73). *3 - a igreja estava envolvida por várias dependências, onde se situavam, no segundo piso, a Casa do Despacho da Vereação do Senado, com duas janelas viradas a S. e duas do lado de terra, tendo, para O., o Arquivo e Secretaria; junto à tribuna sobre o coro, ficava a Casa do Despacho da Irmandade e Mesa de Santo António; num terceiro piso, surgia a denominada Sala Grande, com três janelas viradas para o rio, tendo, para O., uma pequena sala, ocupada pela guarda e uma segunda casa, onde funcionava a chancelaria, com uma janela virada ao rio; o acesso à Casa fazia-se pelo lado N., através de duas portas e ma escadaria de pedra (SILVA, pp. 62-65).