Portal de Cidadania

Edifício Setecentista na Rua do Paraíso

Edifício Setecentista na Rua do Paraíso

O ponto de interesse Edifício Setecentista na Rua do Paraíso encontra-se localizado na freguesia de São Vicente no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar barroco, de 4 pisos, marcados pela regularidade na abertura de vãos e respectivo tratamento morfológico e plástico

Planta rectangular, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhado a 2 águas. Delimitado por pilastras de cantaria, e com superfície murária revestida a azulejos em relevo, o edifício, de 4 pisos, exibe abertura de vãos com emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a S., com piso térreo ritmado a eixo por pilastra de cantaria de aparelho fendido e rasgado por 2 portais de verga ligeiramente curva, cujos extremos superiores, sob a forma de aletas, e a chave do vão não só actuam como mísulas dos varandins do 1º andar, como delimitam e animam bandeiras de perfil recortado, abertas sobre os portais. O 1º e 2 º andar, apresentam fenestrações de sacada com emolduramentos de cantaria de verga recortada animada por pequenos apontamentos escultóricos ao centro. As mesmas janelas são guarnecidas com varandins de base em cantaria - recortada no 1º andar, e prolongada sob a forma de friso à restante superfície do alçado, e ligeiramente contracurvada no 2º andar - e guarda metálica em ferro forjado. Precede o último andar uma cornija sobre a qual assenta 1 varandim de perfil rectangular, contíguo a todo o alçado, que articula com 2 janelas de sacada de verga recta e emolduramento simples de cantaria. O alçado é superiormente rematado por cornija e beiral. INTERIOR: o acesso faz-se pelo portal a O., que articula com vestíbulo de planta rectangular e tecto plano de madeira, a partir do qual se desenvolve, segundo o alinhamento do portal escada de lanços rectos opostos em pedra, animada por emolduramento no mesmo material e de verga contracurvada com chave esculpida com motivo vegetalista. Ao nível do 1º andar, esta encontra-se integrada no fogo e directamente articulada com corredor longitudinal do lado O., que assegura o acesso aos extremos da edificação, uma vez que o lado E. é composto por compartimentos directamente comunicantes entre si.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (séc. 19).

Observações