Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício no Largo do Corpo Santo, n.º 30 a 32

Edifício no Largo do Corpo Santo, n.º 30 a 32

O ponto de interesse Edifício no Largo do Corpo Santo, n.º 30 a 32 encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial, construído após o terramoto de 1755, com quatro pisos, o inferior correspondente a loja, e um de águas-furtadas. Possui fachadas rasgadas regularmente por vãos retilíneos e em arco abatido, com molduras recortadas, integrando janelas de sacada, no andar nobre. Em algumas dependências de alguns fogos, persistem silhares de azulejos de padrão pombalino.

Planta retangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado do tipo mansarda, interrompido por águas-furtadas e chaminés. Fachada principal, virada a oeste, rebocada e pintada de bege, evoluindo em quatro pisos, os dois inferiores definidos por frisos de cantaria e com o cunhal direito apilastrado, rematando em cornija. Cada piso é rasgado por cinco vãos, no inferior todos retilíneos, correspondente ao acesso ao portal de acesso à caixa das escadas e cinco correspondentes a portas e montras da loja do piso inferior. No andar imediato, surge uma alternância de janelas de sacada e janelas de peitoril, todas elas retilíneas, as sacadas protegidas por guardas em ferro, para onde abrem portas-janelas, rematadas em frisos e cornijas e com molduras recortadas; as janelas de peitoril têm molduras recortadas, a prolongarem-se inferiormente, formando falsos brincos. Nos pisos superiores, surgem janelas de peitoril, as do terceiro piso retilíneas e as do quarto em arcos abatidos, todas com molduras semelhantes às anteriores. A fachada lateral direita é rasgada por quatro vãos em cada piso, os inferiores correspondentes a três montras das lojas e uma de acesso à mesma, surgindo, no superior, quatro janelas de sacada e nos dois últimos pisos, janelas de peitoril, semelhantes às da fachada principal. INTERIOR com caixa de escadas com escadas de madeira e guarda plena nos pisos inferiores, tendo guarda em ferro nos superiores. Num dos fogos, surge uma sala percorrida por azulejos de padrão, a azul, branco e roxo.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; portas, escadas, caixilharias e pavimentos de madeira; coberturas em telha cerâmica.

Observações

EM ESTUDO.