Casa unifamiliar, vernácula, de planta rectangular e dois pisos, com três frentes. As fachadas rematam em beirada dupla, sendo rasgadas, irregularmente, por vãos de verga recta, emoldurados por cantarias salientes. O acesso ao piso superior processa-se por porta no lado direito da fachada principal, que leva a pequena varanda e porta para o interior. Interior com pequenas dependências, que comunicam com a principal, constituindo o vestíbulo de entrada.
Planta rectangular simples e regular, de volumetria paralelepipédica escalonada com disposição horizontal, evoluindo em dois pisos, com coberturas diferenciadas de três e quatro águas, em telha de canudo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza, rasgada por vãos rectilíneos com molduras de cantaria simples, e rematadas por beirada dupla. A fachada principal, virada a NO., tem a zona fronteira ocupada por estrado de madeira, protegido por balaústres do mesmo material, unidos por corda, que serve de esplanada ao estabelecimento comercial. A fachada tem, no extremo esquerdo, cano de algeroz pintado de verde e é rasgada por duas portas, a do lado esquerdo ampla e com as molduras de arestas biseladas, tendo, no lado direito, porta elevada, com acesso por escadas de cantaria, encimada por remate curvilíneo, formado pelo muro que protege a zona alpendrada de acesso ao segundo piso. Entre estes vãos, surgem duas janelas de peitoril, protegidas por grades, a do lado direito revelando ter sido uma porta, actualmente entaipada. No segundo piso, possui uma janela de peitoril e janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda metálica vazada. Fachada lateral esquerda adossada, sendo a oposta rasgada por duas janelas e possuindo, no lado esquerdo, varanda que une ao muro da fachada principal, com guarda metálica. No lado direito, em plano recuado, ergue-se uma alta chaminé, que se eleva sobre as coberturas. Fachada posterior com dois panos, o do lado direito rasgado por duas janelas de peitoril no piso inferior, protegidas por grades metálicas e com as molduras pintadas de cinza, surgindo outras duas de peitoril no piso superior; sobre as coberturas, surge uma chaminé. No pano do lado esquerdo, bastante recuado, janela rectilínea. INTERIOR tem, no piso térreo, um estabelecimento comercial e, no piso superior, uma zona residencial, com cinco dependências, compondo a cozinha, instalação sanitária e três quartos, todos com acesso por uma dependência principal, que liga directamente à varanda; cobertura com tectos em caixotão.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada; modinaturas e escadas em cantaria de calcário; portas e caixilharias de madeira, tendo, nas janelas, vidro simples; cobertura exterior com telha cerâmica; guarda da sacada em ferro fundido.
Observações