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Convento de Nossa Senhora da Nazaré

Convento de Nossa Senhora da Nazaré

O ponto de interesse Convento de Nossa Senhora da Nazaré encontra-se localizado na freguesia de Arroios no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura educativa, setecentista. Colégio da Companhia de Jesus composto por igreja à esquerda e edifício de planta rectangular com claustro de arquitectura simples. Igreja de planta cruciforme coberta por cúpula. Fachada principal da igreja, com portal armoriado com as armas de Portugal e Inglaterra, de D. Catarina de Bragança, rematada por um nicho central com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e duas torres sineiras encimadas por pequenos campanários de sinetas. Igreja de planta cruciforme coberta por cúpula, presentemente despojada do seu recheio artístico. O edifício do colégio encontra-se bastante alterado pela transformação em hospital que implicou acrescentos de volumes, quer nas fachadas laterais quer a nível das coberturas. Da presença da Companhia de Jesus não subsiste nada. Possuía um dos raros conjuntos de painéis de azulejo com iconografia jesuíta, alusiva à vida de São Francisco Xavier, Santo Inácio de Loyola e Estanislau Kostka *4 e *5.

Edifício conventual de um corpo com quatro pisos, de planta quadrangular organizada em torno de um claustro de planta rectangular, outrora ajardinado, actualmente revestido com mosaico hidráulico, delimitado por arcos plenos de cantaria e pilares de pedra de base quadrada, dois a N. e a S. e três a E. e O., com galeria de tectos abobadados assentes em pilastras visíveis nas paredes apenas ao nível do capitel. O alçado principal, virado a NO. é pobre. A zona nobre é a fachada da igreja, com portal armoriado ostentando um escudo bipartido, com as armas de Portugal e Inglaterra, de D. Catarina de Bragança. Coroa a fachada um conjunto em pedra, constituído por um nicho central com frontão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e duas torres sineiras encimadas por pequenos campanários de sinetas, coroadas tal como o frontão do nicho por cruzes de ferro. Os sinos desapareceram, havendo no seu lugar janelões. O alçado NE. é praticamente cego. O alçado SO. é composto por uma nova fachada que foi justaposta à do primitivo convento *1. O alçado SE., muito simples, é rasgado por janelas guarnecidas a pedra, de diferente tamanho e disposição. O piso térreo, situado numa cota inferior à do claustro, possui tectos abobadados. No primeiro piso, várias dependências que irradiam do claustro. A ala N. é ocupada na sua maior parte pela igreja de planta em cruz grega de centro octogonal, encimado com abóbada de oito panos, assente em cornija de cantaria de dois tipos, lioz e mármore encarnado dos Negrais, e arcos igualmente em pedra, de volta inteira, sobre pilastras dóricas as quais enquadram arcos semelhantes, situados a um nível inferior. Nas quatro esquinas deste polígono central, existem nichos guarnecidos a cantaria *2. Iluminam a igreja um janelão e duas janelas laterais *3. A sala da antiga entrada do edifício, virada a SO., era revestida de painéis de azulejo de composição figurativa, formando silhares, representando episódios da vida de Santo Inácio de Loyola: Conversão de Santo Inácio; Santo Inácio ajoelhado troca as vestes de guerreiro pelas de mendigo; Santo Inácio salva um rapaz de afogamento; Santo Inácio antes de morrer recebe a aparição de São Pedro. O quinto painel desapareceu em data desconhecida*4. No canto SE. do claustro uma porta dá acesso a um lance de escadas que leva ao segundo piso, onde as dependências se organizam em torno do vazio do claustro e ao longo de corredores, sendo o corredor principal aquele que percorre o eixo NE. / SO. Neste eixo todas as salas possuem tectos abobadados. Em frente às escadas primitivas abre-se a porta para o pequeno átrio da capela (actualmente quase destruída) que ocupa toda a ala S. / SO. do claustro. Tem tecto de abóbada de berço; nas paredes laterais tinha painéis de azulejo formando silhares, de composição figurativa, ilustrando episódios da vida de São Francisco Xavier e de Estanislau Kostka *5. Do lado do altar, arco abatido em pedra e a toda a volta, excepto desse lado, cornija em cantaria bicolor.

Materiais

Fachadas em cantaria de calcário e alvenaria mista, madeira, betão, alvenaria, tijolo, azulejo.

Observações

* 1- Justaposição que se pensa ter sido feita nos anos 1940 / 1950 e que constitui nó de acessos verticais e distribuição horizontal necessários ao funcionamento do hospital. É possível observar nitidamente este acrescento da fachada, quer pela sua composição a nível estético ou de materiais quer pela localização actual dos grandes cunhais de pedra das esquinas do primitivo convento. *2 - Nestes nichos encontravam-se imagens trabalhadas em mármore dos quatro santos da Companhia de Jesus - Inácio de Loyola, Estanislau Kostka, São Francisco Xavier e Luís Gonzaga. *3 - A igreja encontra-se actualmente despojada de quadros e objectos e serve de depósito a vários materiais hospitalares. Há registo da existência de uma grade de ferro forjado, à esquerda do altar-mor, do tempo das freiras, actualmente em depósito, juntamente com a teia de madeira no Hospital de Santa Marta (v. PT031106140062). *4 - Os outros quatro painéis foram retirados no início do séc.XXI pelo Museu Nacional do Azulejo, foram restaurados e estão expostos na Igreja. *5 - Painéis retirados pelo Museu Nacional do azulejo onde se encontram em depósito. *6 - Estas eram de uma Ordem adversa à Companhia de Jesus e tinham como superior o franciscano Paulo de Carvalho, irmão do Marquês de Pombal. *7- As freiras distribuiam duas vezes ao dia uma sopa a essa população desprotegida que ficou conhecida pela "Sopa de Arroios"; *8 - Comprado pela Euro Imobiliária o edifício vai ser demolido dando lugar à construção de um condomínio.