Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quarteirões da Avenida Sidónio Pais

Quarteirões da Avenida Sidónio Pais

O ponto de interesse Quarteirões da Avenida Sidónio Pais encontra-se localizado na freguesia de Avenidas Novas no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Componente urbano. Quarteirão fechado. Conjunto constituído por prédios de habitação concebidos dentro da linguagem commumente reconhecida como sendo a da Arquitectura do Estado Novo.

Edifício nº 16: Edifício de gaveto com planta em L pelo ligeiro prolongamento da fachada O. De volumrtria paralelepipédica só se destaca o torreão so bre o gaveto com adição de um piso e cobeetura a 4 águias rematadas lateralmente por 4 pináculos joaninos. Ambas as fachadas principais são semelhantes caracterizando-se pelo embasamento ao nível do 1º piso e deste e cave na fachada S. pelo acompanhamento do acentuado declive do terreno. Ambas as fachadas apresentam vãos de janela de sacada com varandim de ferro forjado. Ao nível do 2º piso, janelas de sacada com balaustrada de pedra nas varandas rectangulares. A coroar as molduras, dupla voluta sobre caixotão. As fachadas são caracterizadas pelos panos rectangulares de reboco pintado a bordeaux que se estendem do 2º ao 4º piso, enquadradas por estreito pano de cantaria onde se inserem lateralmente e nos extremos janelas de peito rectangulares e em todo o último piso, 5 ou 7, janelas com moldura de arco de volta perfeita. A rematar o pano central cornija que se repete no remate das fachadas. O gaveto é composto por dois panos idênticos com 3 cunhais de cantaria eem cadapano, janela de peito com parapeito rectangular. 1º piso idêntico ao dos panos laterais. Fachada posterior: Ao centro, abertura de vãospara iluminar escadas de serviço oblíquas em relação às duas cozinhas que integram as traseiras dos fogos. Fahcadas compostas por vãos simples paralelos às fachadas principais. Interior: Vestíbulo rectangular que dá acesso a patamar com caixa de elevador à esq. e a caixa de escadas oval. Pisos compostos por dois fogos que se dividem em cerca de 10 divisões sendo as salas e os quartos com acesso a vãos das fachadas principaise a tardoz, zona de serviços e mais quartos.

Materiais

Betão armado, cantaria, madeira, vidro, mosaico

Observações

EM ESTUDO