Edifício residencial oitocentista, de planta rectangular simples e de três pisos, com a fachada revestida a azulejo, rematada em platibanda plena, rasgada regularmente por vãos rectilíneos com molduras de cantaria, o piso nobre com janelas de sacada e de varandim, surgindo, no superior, uma de varandim e duas de peitoril.
Planta longitudinal simples e regular, de volumetria paralelepipédica simples, evoluindo em três pisos, com disposição vertical, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal, virada a NO., totalmente revestida a azulejos estampilhados policromos (azul, roxo, ocre, vermelho e verde) com módulo de padrão 2x2 decorado com motivos geométricos, florais e vegetalistas estilizados sobre fundo branco; o centro de rotação é constituído por flores-de-lis azuis sobre fundo branco dispostas na diagonal formando um padrão de quatro flores (uma em cada azulejo) rodeado por hexágonos vermelhos unidos entre si que encerram filete amarelo e, ao centro, elemento vegetalista verde / faiança pintada a azul cobalto, roxo manganês, amarelo antimónio e verde cobre sobre esmalte estanífero branco. Apresenta cercadura policroma (azul, verde, ocre e roxa) decorada por dois motivos geométricos curvilíneos intercalados entre si sobre fundo branco e rematados por filete azul; o motivo central é constituído por elemento curvo achatado verde no qual se introduzem, em lados opostos, elemento vegetalista estilizado azul delineado a ocre. Está rematada em platibanda plena, marcada por almofadados, tendo, nos acrotérios, pequenos plintos com elementos ovalados, nos ângulos, e, sobre o central, estátua feminina assente em pedestal. A fachada tem embasamento saliente, em cantaria de calcário, com cunhais do mesmo material e os três pisos divididos por friso, rasgados por vãos rectilíneos, com molduras simples em cantaria e caixilharias de madeira, pintada de branco e verde, com vidros simples. No piso inferior, surge, no lado direito, porta de duas folhas de madeira e bandeira, e duas janelas de peitoril, cujas molduras se prolongam inferiormente, indiciando terem sido portas. No piso intermédio, uma janela de sacada central, com bacia de cantaria, de perfil contracurvo, e guarda de ferro vazada, pintada de verde, formando elementos vegetalistas, ladeada por duas janelas de varandim com guardas semelhantes. No terceiro piso, janela de varandim com guarda semelhante, flanqueada por janelas de peitoril. As fachadas laterais estão parcialmente adossadas, rematadas em empena, rebocadas e pintadas de branco. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista; molduras, bacia, frisos, embasamento e platibanda em cantaria de calcário; portas e caixilharias de madeira; janelas com vidro simples; azulejo industrial; escultura cerâmica; cobertura exterior em telha.
Observações