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Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Encarnação encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Igreja paroquial que se enquadra na tipologia do final do séc. 18, apresentando características arquitetura religiosa, pombalina, barroca tardia e rococó. Frontaria animada pela organização simétrica, com corpo destacado, encimado por frontão triangular. Interior predominantemente revestido de mármores, com capelas laterais inscritas em arcos de volta perfeita e dois púlpitos afrontados. Merece atenção a orientação do templo, pouco vulgar, com alçado principal a norte. Integra o conjunto de igrejas monumentais localizadas na malha oitocentista do Chiado - Nossa Senhora do Loreto, Nossa Senhora dos Mártires, com a qual apresenta algumas afinidades.

Planta longitudinal composta pela justaposição de dois retângulos (nave e capela-mor), volumetria paralelepipédica e cobertura efetuada por telhado a duas águas. Alçado principal a norte, integralmente revestido a cantaria, ritmado por seis pilastras jónicas e composto por três corpos, dos quais se demarca o axial, ligeiramente saliente. O corpo central com pano de muro tripartido é rasgado, ao nível do embasamento, por três portais - um central, articulado com frontão mistilíneo interrompido e suportado por duas colunas sobre plinto, que integra baixo-relevo representando o Mistério da Encarnação, e dois laterais, superiormente rematados por ática, sobrepujada, cada uma, por nicho a albergar a figuração escultórica de Nossa Senhora do Loreto e de Nossa Senhora da Encarnação *1. O conjunto é encimado por três janelas de peito de verga recortada destacada, articuladas com varandim com guarda em balaustrada de cantaria e avental animado por painéis com emolduramentos decorativos escultóricos, em baixo-relevo. Os corpos laterais, análogos e estreitos, apresentam, cada um, uma sucessão de três janelas de peito, de diferentes morfologias e um óculo iluminante. O alçado é superiormente rematado por platibanda em muro ritmada por plintos com pináculos interrompida, ao nível do corpo central, por frontão triangular com cruz ao centro, sendo o tímpano animado por baixo-relevo alusivo ao Mistério da Encarnação. Alçado lateral este integralmente decorado com azulejo monocromo ritmado por frisos de cantaria e quatro janelões iluminantes de acentuado capialço, inscritos em arcos de volta perfeita. INTERIOR: predominantemente revestido com mármores, reconhecem-se duas entidades espaciais - nave e capela-mor - ambas de planta retangular com cobertura em abóbada de berço, diferenciadas, delimitadas por cornija, e animadas por pintura decorativa sobre tela representando, ao centro do teto da nave, a Anunciação. Coro-alto adossado à face interna da fachada, com guarda contra-curvada em balaustrada de mármore. Muros laterais ritmados, cada um, por quatro arcos de volta perfeita em cantaria intercalados por panos estreitos delimitados por pilastras compósitas e superiormente rematados por janelas iluminantes (presença de púlpito nos dois lados). A arcaria inscreve altares laterais, sete dos quais são definidos por retábulos compostos por frontões interrompidos em estuque suportados por colunas, albergando ao centro, pintura sobre tela. Do lado da Epístola, altares dedicados à Rainha Santa Isabel, Santa Filomena, São José e Nossa Senhora de Fátima e do lado do Evangelho, a Santo António, Santa Teresinha, Anjo Custódio de Portugal e ao Sagrado Coração de Jesus. Este último corresponde à antiga Capela do Santíssimo, e consta de uma capela com gradeamento em serralharia dourada e cúpula octogonal em cantaria. Precede a capela-mor arco triunfal de volta perfeita em cantaria animado por cartela com as armas do reino. Na capela-mor, profunda, reconhece-se no muro de topo, retábulo-mor em cantaria composto por duplas colunas compósitas que suportam remate coroado por baixo relevo alusivo ao Espírito Santo, delimitado colateralmente por dois anjos tenentes. Ao centro e a preceder camarim a albergar trono metálico, reconhece-se a figuração escultórica de Nossa Senhora da Encarnação.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Observações

* 1- provenientes da Porta de santa Catarina, da Cerca de D. Fernando, onde se mantiveram até 1707. * 2 - atribuída ao escultor Joaquim Machado de Castro, 1803