Arquitectura cultural e recreativa, ecléctica. Edifício construído de raiz para cinema, com aproveitamento na fachada principal de estruturas preexistentes. A frontaria, a única parte do antigo cinema existente actualmente, foi redesenhada em 1910 ao gosto "fim-de-século" e classizante.
Edifício de planta rectangular com seis pisos, sendo dois abaixo do solo - correspondentes à cave e sub-cave -, e o último recuado. Esta construção, de disposição horizontal, resulta de um projecto que visou a conversão, por demolição integral do interior e conservação da fachada, de um antigo cinema em edifício de escritórios. Assim, a sua estruturação e organização espacial foi realizada a partir de um condicionamento: o ditado pela existência da fachada principal, bem como pelo número de pisos autorizados. FACHADA PRINCIPAL: composição que acusa regularidade e simetrismo na distribuição dos seus elementos e cujas variações se determinam em função de três corpos, correspondentes no antigo cimema a três espaços também diferenciados. O corpo S., mais elevado, e o único dotado com mais um piso além do térreo, albergava parte do palco, os camarins e a galeria fotográfica; na fachada do corpo N. encontravam-se as bilheteiras, ocultando-se atrás dela um pátio aberto interior; o corpo central correspondia à sala de espectáculos. Os dois frontões elevados acima da empena recta coroada por platibanda equilibravam a verticalidade introduzida pelo volume da galeria, cujo pano de fachada exibia tratamento similar a uma grande frontão. Marcavam aqueles os topos do edifício e a entrada principal, centralizada na composição. Os frontões não são iguais, embora apresentem desenho curvílineo, ornados de volutas e outros pormenores decorativos. O corpo central é ritmado pela abertura das portas de verga arqueada, encimadas por vãos tripartidos quadrangulares, ambos enquadrados por pares de pilastras com capitéis decorados. Por cima corre uma cornija apoiada em cubos decorativos, entre os múltiplos molduramentos que numa combinação geométrica animam a fachada do antigo cinema, rebocada e pintada a duas cores, sob um soco de cantaria. O aproveitamento desta fachada fez-se sem alterações, conservando-se inclusivamente a bilheteira, localizada no pano inferior do corpo N., resultante da intervenção dos anos 60. Comparada a fachada actual com a do projecto a que obedeceu a sua construção, verifica-se a eliminação de alguns pormenores decorativos, devida às obras da década de sessenta e não à reconstrução recente (com exclusão da abertura do vão da garagem, a S.). Entre aqueles contam-se o desaparecimento dos balaústres da platibanda e da guarda do janelão, os pináculos a ladear os frontões e a decoração estriada do fuste das pilastras.
Materiais
Betão (pavimentos, paredes e pilares);
Observações
*1- Além das características comuns a estes espaços, esta área apresenta vestígios e ambiências com tradições na vivência cultural e recreativa da cidade, especialmente associada, enquanto espaço de sociabilidade, ao romantismo e ao modernismo; com o fim do séc. 20, este espaço urbano tem vindo a ser revitalizado, distinguindo-se, entre outras iniciativas, o Programa de Recuperação do Chiado.