Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa

Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa

O ponto de interesse Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, barroca. Palácio de planta U pouco pronunciada, de 4 pisos, com capela e edifício de três pisos adossados.

O edifício implanta-se num terreno de configuração rectangular, mas com o limite poente de traçado irregular, a inflectir de S. para N.: as construções anexas, de alçados cegos, recortam-se mesmo na propriedade contígua, bem como resta parcialmente desacompanhada de logradouro parte do alçado posterior. A propriedade apresenta igualmente acentuado declive, característica reflectida no aproveitamento do espaço construído e na leitura exterior do edifício. Apresenta planta quadrangular, rasgada no alçado posterior, elemento que lhe dá uma configuração próxima de um "U" pouco pronunciado; dispõe de 4 pisos, incluindo cave, piso térreo, andar nobre, e sótão; possui adossados (a O.) capela e anexo de três pisos; a tardoz, no limite S. do terreno, localiza-se a garagem de um piso, parcialmente enterrada, estrutura que comunica com o palácio por galeria coberta (corre a E., paralela ao muro do jardim). As coberturas são em telhado de duas e três águas, e em terraço na garagem. A composição ordena-se sobre um volume de disposição horizontal, com duas fachadas urbanas impositivas: a principal, com dois pisos, estendida para poente pelos volumes escalonados da capela e anexo; a lateral E., de três pisos, com o pano da cave progressivamente a definir-se para S. e articulado, por moldura saliente e envasamento, com a estrutura murária do jardim. A composição do edifício está enquadrada por cunhais, coroados por pináculos, nos ângulos, cornija nas empenas e frisos a marcar os pisos, elementos de cantaria desenhados sobre panos rebocados e ritmados pela abertura regular de vãos emoldurados (7 e 6 por piso, respectivamente, para a fachada principal e lateral), de peito no r/c e de sacada no piso nobre. A entrada está centralizada e constitui, junto com o vão do piso superior e no seu enfiamento, o suporte da decoração mais elaborada da fachada. INTERIOR - cave: arrecadações; r/c: vestíbulo principal, 4 salões e dois vestíbulos de distribuição; 1º piso: 4 salões, 4 compartimentos de menores dimensões, uma cozinha e instalações sanitárias; mansarda: 14 compartimentos.

Materiais

Alvenaria de pedra, madeira

Observações

EM ESTUDO AZULEJO: Santos Simões na Azulejaria em Portugal no séc.18, 1ª ed. 1979, p. 256, refere neste edifício uma "Sala das Damas" com "silhar de 10 de alto com figuração relativa às aventuras de D. Quixote", bem como pequenos painéis representando eremitões que se encontravam na antiga capela. Estes painéis já não se encontram no edifício.