Arquitectura religiosa, rococó. Ermida.
De planta composta pela justaposição de 2 rectângulos, nave e capela-mor, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas. A fachada principal orientada a O. tem 3 panos com o central animado pela abertura a eixo do portal de verga recta e de janela em arco de volta perfeita, articulados por cartela relevada com emblemas alusivos ao orago, sendo rematada por frontão mistilíneo e cruz. Sobre a cornija do pano colateral S. eleva-se torre de secção quadrada vazada por 4 ventanas sineiras. INTERIOR: com nave única coberta por abóbada de berço ostentando pintura ornamental e animada por lambril azulejar monocromo constituído por painéis definidos por molduras de concheados. Adossado à face interna da fachada principal, o coro-alto definido por balaustrada de madeira. Precedida por arco triunfal animado por apontamentos de talha, a capela-mor, apresenta retábulo guarnecido por baldaquino e vazado por camarim albergando trono, diante do qual se destaca o grupo escultórico da " Mater Dolorosa ". Ladeando o vão central do retábulo, enquadradas por molduras em talha rocaille, observam-se 2 composições pictóricas figurando " Nossa Senhora da Piedade ", do lado do Evangelho, e uma " Crucificação com São João Evangelista ", lado da Epístola. Na parte inferior do muro de topo abrem-se 2 portas de acesso à sacristia, espaço rectangular cujas paredes ostentam pintura ornamental de gramática vegetalista. Os muros laterais apresentam porta e janela rectangular guarnecida por balaustrada. A partir da sacristia uma escada de lanço recto acede à sala de despacho da Irmandade, localizada num plano inferior, de planta rectangular e coberta por tecto plano. Sobre a porta de acesso à sacristia, do lado do Evangelho existe uma imagem de " Nossa Senhora da Conceição ", em madeira estofada, datável da 1ª metade do século 18.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira pintada e dourada, azulejos.
Observações