Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio Alagoas

Palácio Alagoas

O ponto de interesse Palácio Alagoas encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, pombalina. Palácio de planta em L irregular de eixo longitudinal, com alçado principal desenvolvido ao longo da via pública e animado pela abertura de vãos a ritmo regular, ao qual se adossa, no extremo NO., o corpo da primitiva capela. A massa construída apresenta-se perfurada por túnel de acesso a pátio quadrangular que se desenvolve ao longo de parte do alçado tardoz. O interior organiza-se por corredor longitudal, pelo qual se efectua o acesso aos diferentes compartimentos, dominantemente dispostos ao longo dos alçados principal e posterior.

De planta em L composto pela justaposição de corpos rectangulares de modo irregular, parcialmente em redor de pátio de planta rectangular, de marcada implantação horizontal, apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 3 águas, perfurados por janelas trapeiras. De 5 pisos (um deles correspondente a cave - apenas existente no corpo extremo SE. - e outro, ao nível da cobertura), o imóvel tem piso térreo separado por friso de cantaria e embasamento no mesmo material e, restante superfície murária em reboco pintado, animada pela abertura de vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a NE. com frente extensa e inflectida, composto por 4 corpos separados por pilastras de cantaria, 3 deles com organização similar: apresentam piso térreo rasgado, por portais - dos quais se destaca o do corpo extremo a SE., de verga trapezoidal recortada, com emolduramento em cantaria a inscrever 1 janela de peito que o sobrepuja - e janelas de peito, sendo os conjuntos encimados, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada com bandeira rectangular individualmente servidas por varandins de base coincidente com friso de cantaria e guarda em ferro forjado. 2º piso assinalado pela abertura de janelas de peito quadradas, inferiormente animadas por gotas. O corpo extremo NO., correspondente ao alçado principal de capela particular, contígua ao edifício, apresenta-se axialmente rasgado, por eixo definido pela sucessão de portal de verga recta destacada superiormente articulada com avental em cantaria de janelão iluminante, de verga curva destacada, que o encima, por sua vez articulado com óculo. O edifício é superiormente rematado por cornija sobrepujada por beiral. INTERIOR: compartimentado em função dos corpos identificados, destacam-se como principais acessos, os dos 2 corpos a SE., um deles articulado com túnel de passagem, directamente conducente a pátio, contíguo a parte do alçado posterior. No corpo extremo SE., o único com cave (com cobertura em abobadilha de tijolo), escadaria de lanços rectos opostos em cantaria com patamares intermédios - com muros de topo vazados por janelas precedidas de conversadeiras. Pisos dominados por corredores longitudinais *1 pelos quais se acede à compartimentação interna, disposta ao longos dos alçados principal e posterior, com emolduramentos dos vãos em madeira e, de um modo geral, directamente comunicante entre si.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos.

Observações

*1 - apesar da organização e distribuição da compartimentação e circulação interna que caracteriza o imóvel se apresentar idêntica entre os diferentes corpos que o compõem, esta sofreu algumas alterações, nomeadamente, ao nível dos corredores longitudinais, observados em cada um dos pisos, entretanto emparedados - como forma de assegurar a separação efectiva entre os 2 corpos do extremo SE..