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Convento dos Cardais

Convento dos Cardais

O ponto de interesse Convento dos Cardais encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca. Mosteiro feminino da Ordem das Carmelitas Descalças com igreja de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor, marcando-se a passagem por arco triunfal. Concebida à semelhança de uma caixa, esvaziada externamente de sentido ornamental, enquanto o interior contrasta pela riqueza e variedade decorativa. A austeridade do alçado lateral é suavizado pelas portas com frontão triangular (a de São José, que dá acesso à igreja) e frontão quebrado (a de Nossa Senhora da Conceição, que dá acesso à portaria do convento). A igreja do Convento dos Cardais, a par da igreja do Convento da Madre de Deus e da igreja de Marvila, são os principais exemplos do chamado "estilo nacional". Contraste entre as linhas simples da arquitectura e o fortíssimo impacto cénico da decoração interior, que associa a talha dourada, o azulejo de composição figurativa - narrativa, e a pintura. Importante conjunto de azulejos ilustrando a vida de Santa Teresa de Ávila.

CONVENTO: composto por igreja, 2 claustros, refeitório e demais dependências. CLAUSTRO: maior, de planta quadrangular, encontra-se a O. da igreja e é composto por 1 piso de 5 tramos por cada lanço e abóbadas de arestas; a passagem para o jardim é feita por 3 arcos de volta perfeita em cantaria apoiados em pilares de secção quadrangular; paredes envolventes com silhares de azulejos de padrão azul e branco e no centro um pequeno tanque de pedra redondo com repuxo; claustro está pavimentado com sepulturas. Claustro mais pequeno a NO. da igreja, mais simples, composto apenas por 4 arcos em alvenaria por cada secção. REFEITÓRIO: de planta rectangular decorado com silhares de azulejos de albarradas ou padrão de camélia azuis e brancos. IGREJA: de planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos, de que resulta a articulação de 2 volumes paralelepipédicos cobertos por telhados a 2 águas. Este alçado maior, correspondente ao eixo longitudinal, é animado por janelas rectangulares e um óculo de iluminação da capela-mor, sendo igualmente visíveis 2 portais coroados por frontão, pináculos e volutas ladeando um pequeno nicho central com imagem (num, de São José e no outro, de Nossa Senhora da Conceição). O interior de nave única articula-se com a capela-mor, ambas rectangulares e cobertas por abóbadas de berço. A animação desta solução planimétrica simples é feita pela decoração azulejar - painéis de azulejos azuis e brancos de composição figurativa, de proveniência holandesa, assinados por Jan Van Ort de Amsterdão, a que se sucede, em altura, talha dourada (emoldurando telas), também visível no retábulo do altar-mor. Este último compõe-se de colunas, nas ombreiras, e arquivoltas, em arco de volta perfeita, criando um camarim fechado por uma tela figurando a "Imaculada Conceição com São João da Cruz e outros Santos Carmelitas" (execução de André Gonçalves segundo desenho de Vieira Lusitano). Tanto o altar propriamente dito como as paredes laterais da capela são revestidos por embutidos de mármore. No presbitério encontram-se 2 altares de talha formalmente afins ao retábulo do altar-mor. Contíguos à igreja existem 2 espaços paralitúrgicos, o coro baixo e comungatório (com acesso pelo lado do Evangelho do presbitério e onde se encontra a sepultura da fundadora do convento, D. Luisa de Távora com as respectivas armas) e a sacristia (cujo acesso se faz pela parte inferior do retábulo do altar-mor). Igualmente contíguo à igreja, mas ao nível de um segundo registo, encontra-se o coro-alto, que exibe um imponente malheiro de ferro e silhares de azulejos azuis e brancos figurando passos da vida de Santa Teresa de Ávila.

Materiais

Alvenaria, cantaria de calcário, reboco pintado, mármores, azulejos.

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção Conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente.