Arquitectura residencial, pombalina. Casa de planta rectangular simples, evoluindo em dois andares, com a fachada principal rematada em beirada dupla, rasgado por vãos rectilíneos com molduras de cantaria, na forma de janelas de peitoril, uma porta central e uma janela de sacada sobre esta, criando um eixo central. Possui um registo hagiográfico de azulejo rococó.
Planta rectangular simples, de volumetria paralelepipédica, evoluindo em dois pisos e cobertura homogénea em telhado de duas águas, com águas-furtadas na fachada posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento saliente e cunhais pintados de cinza, com remate em beirada dupla, rasgadas por vãos rectilíneos, com molduras em cantaria de calcário e protegidas por caixilharias de alumínio lacado a branco e verde, e vidro simples. Fachada principal virada a NO, rasgada por três janelas de peitoril protegidas por grades metálicas pintadas de verde, a central evidenciando ter sido uma porta de verga recta, parcialmente entaipada. No piso superior, janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda metálica vazada, flanqueada por duas janelas de peitoril com caixilharias de guilhotina. No lado esquerdo, surge um registo de azulejo rectangular, policromo e figurativo, com 5x4 azulejos, rodeado por moldura simples em roxo manganês, que envolve um fundo amarelo antimónio, pontuado por folhas de verde cobre e uma filactera com a inscrição "SÃO MARÇAL", sobre a qual surge uma cartela recortada e rodeada por acantos, surgindo, os elementos figurativos em faiança pintada a azul cobalto sobre esmalte estanífero branco, representando, em primeiro plano, São Marçal em pé, vestido como bispo, com resplendor, segura na mão esquerda livro e báculo e ergue a direita em gesto de benção; em segundo plano, surgem edifícios em chamas. No lado oposto, surge uma cruz latina de faiança pintada a azul cobalto e aguadas, amarelo antimónio e roxo manganês sobre esmalte estanífero branco, numa composição de 6x3 azulejos marmoreados a roxo manganês e, ao centro, flor azul que assenta em soco de 2 azulejos (2x1/2 azulejo) de tipo cercadura policromos (azul, ocre e roxo manganês) decorados por quadrilóbulos amarelos intercalados por pequenos enrolamentos azuis e, a rematar o conjunto, moldura recta amarela e azul. Sobre a cobertura, surge mansarda em madeira e duas chaminés, uma circular e outra rectilínea. Para o lado esquerdo, a casa é prolongada por muro, que encerra o logradouro, com acesso por portal rectilíneo, protegido por porta de madeira pintada de verde. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; modinaturas em cantaria de granito; guarda em ferro forjado; janelas com caixilharias de alumínio e vidro simples; registos de azulejos.
Observações