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Grupo Escolar de Campolide

Grupo Escolar de Campolide

O ponto de interesse Grupo Escolar de Campolide encontra-se localizado na freguesia de Campolide no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Escola primária, projetada e construída na década de 1950, por Artur Pires Martins, no âmbito da segunda fase do plano dos Centenários, programa de construção em larga escala levado a cabo pelo Estado Novo a partir de 1941, em sucessivas fases, com o objetivo de constituir uma rede escolar de abrangência nacional. Nesta segunda fase do plano dos Centenários em Lisboa processa-se uma decisiva viragem para uma arquitetura moderna. Sem resquícios de monumentalidade ou regionalismo, as novas propostas arquitetónicas revelam uma visão humanizada e funcional do edifício, adequando-o ao universo infantil e aos critérios modernos de orientação solar. O projeto é considerado de uma forma global, abrangendo todos os detalhes do interior e exterior da escola, num renovado interesse por técnicas e materiais caracteristicamente portugueses, como é o caso do azulejo, agora com um reportório atualizado e adaptado ao imaginário infantil. Interiormente, o seu programa funcional segue as orientações iniciais do plano dos Centenários. A unidade de construção continua a ser a sala de aula, com uma capacidade máxima de 40 crianças (medindo 8 x 6 metros, com 3,5 metros de pé-direito, servidas por grandes janelas). Desenvolvem-se em número par, constituindo dois blocos idênticos, um destinado a alunas e outro a alunos. A separação é conseguida, neste caso, pela definição de um eixo de simetria a partir do corpo das cantinas/refeitórios, colocado perpendicularmente ao restante imóvel e prolongado por um muro de separação no recreio ao ar livre. No corpo principal, para além das duas alas de salas de aula, encontram-se os espaços de utilização comum, instalações para o corpo docente, secretaria, biblioteca e instalações sanitárias. Adossado a este corpo, para poente, encontra-se um alpendre coberto assente em pilotis, que cria dois amplos recreios cobertos, com c. 160 m2, que abrem para o recreio descoberto. A fachada principal está orientada a poente, juntamente com os recreios, curiosamente as salas de aula estão orientadas a nascente.

Planta poligonal, composta, conseguida pela articulação de três corpos, de dois e um pisos. Dois corpos principais, idênticos, retangulares, alongados, aos quais se adossa, na sua extermidade (esquerda, no módulo mais a norte, e direita, no módulo mais a sul), um módulo quadrangular. Ao centro deste corpo principal desenvolve-se, perpendicularmente, um outro também retangular, mas muito mais curto. As coberturas são planas. As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por janelas retilíneas com peitoril corrido de alvenaria simples e soco de pedra. Os acessos ao imóvel são feitos a sudoeste, pela Travessa Estêvão Pinto, e a noroeste, por um acesso de terra batida que sobe da Rua de Campolide. A fachada poente do imóvel é composta pela articulação dos vários corpos, assim apresenta a fachada principal do módulo de entrada, composta por um alpendre que antecede a porta de verga reta que serve a entrada, conseguido por laje de betão sobre muro de cantaria e pilar, encimado por parede cega, faz ângulo com o módulo quadrangular mais saliente, correspondente à caixa de escadas, onde figura exteriormente um painel azulejar figurativo da autoria do mestre Querubim Lapa (1925 - ), a parede seguinte, que faz ângulo com a fachada posterior dos corpos letivos, é rasgada do seus lado exterior por uma fileira vertical de pequenas janelas retilíneas em todo o duplo pé direito, seguida de uma porta de verga reta, de acesso aos recreios. O pano seguinte, traseiras dos corpos letivos, apresenta, ao nível do piso térreo, uma estrutura alpendrada, conseguida por laje de cimento sobre pilotis, que antecede a fachada, esta é rasgada em cada piso, por uma fila de doze janelas retilíneas encimada por "brise soleil", separadas por cunhais de alvenaria simples. No centro, estes corpos articulam-se com o corpo perpendicular dos refeitórios. De um só piso, este corpo apresenta as fachadas norte e sul idênticas, uma parede cega, rasgada apenas do seu lado interno por uma porta de verga reta sob a estrutura alpendrada. A fachada poente deste corpo apresenta quatro janelas retilíneas servidas de floreiras, junto ao teto é rasgada por frestas horizontais de iluminação. Do centro desta fachada parte o muro de separação de ambos os recreios, decorado com painéis de azulejo figurativo da autoria do mestre Querubim Lapa (parede norte, meninas a brincar; parede sul, rapazes a brincar). As fachadas norte e sul dos corpos principais são rasgadas, na sua face mais a nascente por quatro pequenas janelas retilíneas junto ao teto de cada piso. A fachada nascente do imóvel resulta uma vez mais da articulação dos três corpos, de dois e um pisos. Assim, as fachadas nascentes dos corpos principais, de dois pisos, são compostas por dois panos, um primeiro, correspondente às traseiras do módulo da entrada, apresenta duas janelas retangulares verticais, o seguinte, correspondente às fachadas principais dos corpos letivos, é rasgado por vinte e quatro janelas retilíneas encimadas por outras tantas pequenas janelas retangulares junto ao teto em cada piso. A separação de todas as janelas é feita por cunhais de alvenaria simples. No centro, de um só piso, desenvolve-se a fachada traseira do corpo dos refeitórios, apresentando uma parede cega. INTERIOR: a escola encontra-se estruturada a partir de um eixo de simetria que permite a separação entre as duas secções, feminina e masculina, em dois corpos perfeitamente autónomos. O acesso ao interior é feito através das entradas laterais do módulo saliente dos corpos principais (a poente e a nascente), pelas quais se acede, em cada secção, um amplo átrio, de onde partem os espaços de circulação, corredor do rés-do-chão, escadaria e corredor do primeiro andar (ambos os corredores com iluminação unilateral feita a partir da fachada principal), que dão acesso a oito salas de aula semelhantes entre si (com 8 x 6 metros e 3,50 metros de pé-direito). O corpo principal comporta ainda a existência de gabinete para docentes, biblioteca escolar e instalações sanitárias. Pelo átrio acede-se igualmente às estruturas alpendradas que servem o recreio coberto (com 160 m2 de cada), ao centro encontram-se os refeitórios/cantinas (geminadas) e a pequena copa/cozinha. O recreio descoberto encontra-se hoje servido por um campo de jogos e equipamentos lúdicos. Todo o recinto é vedado por cerca de arame.

Materiais

Estrutura em betão armado e alvenaria de tijolo, rebocada e pintada; socos, revestimentos, degraus e pavimentos em cantaria calcária; caixilharias em metal.

Observações