Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pátio da Bagatela

Pátio da Bagatela

O ponto de interesse Pátio da Bagatela encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Vila operária com pártio, ecléctica. A recente reconstrução do imóvel manteve a harmonia da espacialidade e volumetria originais, numa feliz e exemplar reinterpretação de um primitivo bairro operário erguido segundo os moldes da arquitectura tradicional de finais de oitocentos.

Composto por corpo de planta rectangular, disposto contiguamente e no seu sentido longitudinal ao pátio, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas. O edifício em reboco pintado com soco em cantaria compõe-se de 2 pisos a SE., pelo qual se distribuem 20 fogos, e 3 pisos na parte posterior a NO.. Apresenta alçado principal a SE., ritmado pela abertura de vãos com emolduramento simples em cantaria, intercalando regularmente portas e janelas de peito. O andar superior exibe varanda comum que se prolonga a todo o comprimento do edifício, apenas separada por guarda ventos que estabelecem o espaço correspondente a cada habitação; esta varanda é servida por escadas exteriores em cantaria, localizadas nos extremos do edifício. Nas traseiras a NO., orientadas para pátio amplo destinado a espaço de lazer, observa-se piso térreo vazado totalmente ocupado por áreas comerciais. Os andares superiores, correspondentes à zona habitacional, apresentam pano de muro ritmado por chaminés, que alternam com as varandas dos fogos, guarnecidas por guarda metálica. No alçado topo a SO., localiza-se o acesso a garagem subterrânea.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Observações