Arquitectura educativa, manuelina e pombalina. Colégio da Companhia de Jesus composta por igreja à esquerda e edifício residencial, inscrita num rectângulo, de arquitectura simples. Igreja setecentista de tendência rococó de planta longitudinal e nave única. Edifício residencial com um claustro rectangular de três pisos tendo no primeiro arcada de estilo manuelino.
Planta rectangular composta pela igreja e zona conventual com claustro centrado. Telhados de duas águas. Fachada principal da igreja orientada a Poente, de corpo único ladeado por pilastras que servem de remate o frontão com óculo. No primeiro registo, pórtico formado por duas colunas jónicas de estilo neo-clássico, sobre as quais assenta o frontão curvilíneo, truncado, que emoldura o espaldar rematado por aletas curvas. No segundo registo três janelas com moldura e tímpano correndo sobre elas a cimalha com friso e cornija. INTERIOR: nave única com tecto abobadado, de estuque branco sem decoração. O coro, com balaustrada de madeira, assenta sobre um grande arco abatido, cujas extremidades se apoiam em consolas de pedra lavrada. No sub-coro, guarda-vento de madeira. Na nave quatro portas laterais adaptadas a confessionários com portas de madeira lavrada e duas capelas laterais (uma por lado), reentrantes, com pilastras, arco, cornija e tímpano, retábulo em madeira dourada e pintada com fingidos (o do lado direito com imagem de Nossa Senhora da Conceição, o da esquerda com imagem de Cristo Crucificado). Capelas colaterais (a do lado do Evangelho possui pintura setecentista representando Nossa Senhora das Dores). A Capela-mor possui arco triunfal de volta perfeita, coroado por frontão triangular de cantaria em estilo neo-clássico sobrepujado por dois óculos e tribuna de madeira imitando cantaria formando caixilho a uma pintura a óleo representando o Ecce Homo. o retábulo-mor setecentista, em madeira, alberga a imagem de Nossa Senhora do Socorro. CLAUSTRO: quinhentista constituído por um rectângulo formando quatro arcadas (duas de seis vãos e duas de quatro) de um total de vinte vãos de arcos de volta perfeita e perfil chanfrado suportados por colunelos com capitéis de corda entrançada representando coroas de espinhos
Materiais
Alvenaria, cantaria, madeira, vidro, azulejo e telhas.
Observações
*1 - na planta de 1858 a área da cerca compreendia todos os terrenos até à Costa do Castelo, Rua da Amendoeira e Rua Marquês de Ponte de Lima. Com o seu desmembramento veio dar espaço a edifícios, tais como o Teatro Taborda (v. PT031106380636) que integra no seu edifício a capela consagrada a São Francisco Xavier que fazia parte da cerca..