Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício na Praça D. Pedro IV, n.º 56 a 58

Edifício na Praça D. Pedro IV, n.º 56 a 58

O ponto de interesse Edifício na Praça D. Pedro IV, n.º 56 a 58 encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial e comercial pombalino, transformado em edifício de serviços e comercial no séc. 20. Está integrado nos planos pombalinos, de planta rectangular simples e evoluindo em quatro pisos, com águas-furtadas nas coberturas. O segundo piso apresenta tratamento mais cuidado, com janelas de sacada, em todos os vãos na fachada posterior, com remates em cornija. Os demais vãos têm molduras recortadas e pedras de fecho salientes. No piso inferior, apresenta estabelecimento comercial modernista, o qual possuía decoração requintada de azulejos, vitrais, escultura e serralharia, com mobiliário especialmente encomendado para o efeito.

Planta rectangular simples, desenvolvendo-se em cinco pisos, quatro visíveis e a cave, de volumetria vertical, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, integrando águas-furtadas. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, rematadas em cornija e beirada simples. Fachada principal virada a E. delimitada, no lado direito por pilastra toscana da ordem colossal e, no lado esquerdo, por parede corta-fogo, ao nível da cobertura. O piso inferior é integralmente ocupado por espaços comerciais, surgindo, no lado direito, o portal de acesso aos restantes pisos, de verga recta e moldura simples. Ao centro, dois vãos de acesso, rectilíneos, e montra de perfil convexo, tendo, no lado esquerdo, maciço de tijolo de vidro vermelho; esta zona encontra-se protegida por pala de cimento tripartida *1. No extremo esquerdo, três vãos, protegidos por vidro simples, definidos por quatro colunas de fuste liso e capitéis de inspiração coríntia, assentes em plintos paralelepipédicos, que sustentam segmentos de friso e cornija corrida. O piso imediato encontra-se delimitado por frisos de cantaria, com os vãos dispostos de forma simétrica, compondo quatro janelas de peitoril e duas de sacada, com guarda metálica, todas com molduras de cantaria salientes e recortadas, que se prolongam, inferiormente, formando falsos brincos; as janelas de sacada rematam em cornija. Nos dois pisos imediatos, surgem cinco janelas de peitoril, com modinaturas semelhantes às anteriores, as do superior com perfis em arco abatido e com pedras de fecho salientes. Na cobertura, as cinco mansardas, uma delas de menores dimensões, com coberturas em três águas e rasgadas por janelas rectilíneas. Todos os vãos possuem caixilharias de madeira e vidro simples, com bandeiras. Fachada posterior, virada a O., com quatro pisos rasgados por seis vãos de verga recta e molduras de cantaria, recortadas, o térreo dominado pelas lojas, surgindo, no imediato, janelas de sacada, com bacia de cantaria e guardas vazadas de ferro fundido e pintado de verde; nos pisos seguintes, janelas de peitoril, as do superior em arco abatido, com pedras de fecho salientes. INTERIOR com acesso por vestíbulo estreito e parcialmente transformado em área comercial, com tecto plano e pavimento em cantaria de calcário; uma porta de verga recta acede à caixa das escadas, de madeira e com guardas metálicas. A loja que ocupa o espaço inferior evolui em dois pisos, com tectos planos, rebocados e pintados de branco, alguns falsos, e pavimento em soalho flutuante, sendo o espaço seccionado por vários pilares de mármore *2.

Materiais

Estrutura em alvenaria de calcário e tijolo; pilastras, bacias das sacadas e cornijas em cantaria de calcário; colunas em cantaria de mármore; sacadas com guardas em ferro; janelas com caixilharias de madeira, com vidro simples; metais cromados; pala de betão.

Observações

*1 - na pala primitiva, estava inscrito o nome do antigo café, em letras florescentes contornadas a inox. *2 - o interior do Café tinha pavimentos em mármore, um painel do "Mapa Mundi", de Roberto de Araújo, vitrais alusivo às colónias portuguesas, mosaicos, a pintura de Jorge Barradas, representando grupos populares (pescadores, varinas, saloios, vindimador, etc.), peças escultóricas e mobiliário representativo da época.