Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Asilo de São Vicente de Paula de Carnide

Asilo de São Vicente de Paula de Carnide

O ponto de interesse Asilo de São Vicente de Paula de Carnide encontra-se localizado na freguesia de Carnide no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Mosteiro feminino da Ordem das Carmelitas Descalças.

De planta irregular vazada por claustro, o edifício apresenta volumetria composta escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 3 águas articulados nos ângulos. O alçado principal, a O., organizado em 2 pisos, apresenta-se ritmado por pilastras de cantaria e vazado por vãos morfologicamente diversos e distribuídos a ritmo irregular, destacando-se a porta de acesso à primitiva portaria conventual dotada de pequena cobertura apoiada em mísulas e encimada por nicho de cantaria com uma imagem polícroma de S. José com o Menino. No extremo S. reconhece-se a fachada principal da igreja, lateralmente delimitada por cunhal e pilastra de cantaria e superiormente por frontão triangular vazado por óculo e sobrepujado de cruz. Rasga-se a eixo o portal, de emolduramento simples de cantaria e verga destacada, encimado por pedra de armas da infanta D. Maria (de Portugal, em lisonja) e nicho albergando uma imagem polícroma do orago. Ladeiam o nicho 2 janelas rectangulares com emolduramento calcário simples guarnecidas de malheiro de ferro. O alçado S. apresenta-se organizado em 3 corpos, correspondendo respectivamente à capela-mor, transepto (destacado e vazado por grande janela semi-circular) e nave da igreja. A igreja, de planta longitudinal em cruz latina e coberta por abóbadas de berço (e de aresta no cruzeiro) ostentando pintura ornamental de grotescos (atribuída a Inácio de Oliveira Bernardes e José da Costa Carneiro), apresenta 2 altares de talha dourada e frontal de azulejos seiscentistas polícromos no transepto, enquanto a capela-mor ostenta um muro de topo com simples revestimento marmóreo. Do lado da Epístola observa-se um vão rectangular guarnecido por malheiro de ferro junto ao qual se encontra a sepultura da fundadora (assinalada por registo epigráfico). Contiguamente ao muro N. da capela-mor encontra-se um compartimento rectangular cujos muros ostentam painéis azulejares figurativos alusivos à vida de Santa Teresa de Ávila. No muro N. deste compartimento observa-se, integrado num arcossólio ornamentado com embrechados, o monumento fúnebre da infanta D. Maria, essa de mármores polícromos com epitáfio latino no facial da arca maior. O claustro, quadrangular, é constituído por alas (sendo a S. contígua ao corpo da igreja e facultando o acesso directo ao transepto) em arcaria de volta redonda dispostas em torno da quadra. Ao centro a " Fonte da Saúde ". Reconhecem-se (junto aos ângulos) altares cujos frontais são constituídos por composições azulejares polícromas tendo por motivo central as armas das carmelitas descalças. Na sala da antiga portaria, compartimento rectangular com acesso pelo alçado principal e em comunicação directa com o claustro, pode observar-se lambril de azulejos monócromos do tipo albarradas.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuques pintados, azulejos, madeira pintada e dourada, ferro forjado.

Observações

O imóvel também é conhecido por Antigo Convento de Santa Teresa de Jesus da Ordem das Carmelitas Descalças de Santo Alberto de Carnide, Antigo Asilo das Velhinhas de Carnide e Convento de Santa Teresa do Menino Jesus.