Arquitectura comemorativa, trecentista. Padrão comemorativo composto por uma pedra com a inscrição alusiva a um facto histórico, relacionado com Portugal, mais precisamente com o episódio em que a rainha Isabel aplacou as tropas afectas a D. Dinis e ao príncipe D. Afonso, futuro D. Afonso IV. Padrão que não parece ser o original, mas talvez uma cópia seiscentista, resultando numa simples lápide com inscrição, mas que integrava um plinto, encimado por coluna de fuste liso e rematado por uma esfera. Possui uma alusão a uma intervenção no reinado de D. Carlos I e, actualmente, surge enquadrado num anfiteatro e zona ajardinada, onde surgem esculturas metálicas alusivas ao episódio que o Padrão comemora.
Inserido no muro direito do anfiteatro, surge o padrão, propriamente dito, composto por uma lápide em calcário liós, onde surge, delimitada por uma moldura em forma de sulco, a inscrição: " SANTA IZABEL RAINHA DE PORTVGAL MANDOV COLLOCAR ESTE PADRAM NESTE LVGAR EM MEMORIA DA PASCEFICACAO QVE NELLE FEZ ENTRE SEV MARIDO EL REI D DNIS ESEV FILHO DOM AFONSO 4º ESTANDO PARA SE DAREM BATALHA NA ERA DE / 1323." Sob esta, surge, uma segunda inscrição, delimitada por um sulco na cantaria, formando uma moldura com os ângulos côncavos: " NO REINADO DE D. CARLOS I SENDO MINISTRO DA GERRA O GENERAL L. A. PIMENTEL FOI RESTAURADO ESTE PADRAO JULHO DE 1904." Sob este, surge, inscrito na placa em cantaria que reveste a estrutura, a inscrição incisa e avivada a negra: "ESTE PADRÃO, QUE É PATRIMONIO DO ESTADO, RECORDA A ACÇÃO PACIFICADORA DA RAINHA SANTA ISABEL, NA PRIMAVERA DE 1323. QUANDO DUAS FACÇÕES DE PORTUGUESES INICIAVAM UM COMBATE FRATRICIDA, ELA ACORREU AO LUGAR DE ALVALADE, E CAMINHANDO ENTRE AS FILEIRAS INIMIGAS FOI ONDE EL-REI ESTAVA, E DONDE EL-REI ESTAVA TORNOU AO INFANTE, E POR VEZES VINDO DE UMA PARTE PARA OUTRA TRATOU ENTRE ELES POR TAL MANEIRA QUE O INFANTE FOSSE BEIJAR AS MÃOS DE SEU PAI, E EL-REI BENZESSE O SEU FILHO, E PARTIRAM DALI AMIGOS (RELAÇAM DA VIDA DA GLORIOSA SANTA ISABEL, TEXTO PORTUGUÊS DO SÉC. XIV)".
Materiais
Estrutura em cantaria de calcário.
Observações
*1 - O padrão encontrava-se mais a N, estando integrado na face frontal do plinto que sustentava uma coluna, encimada por uma esfera; esta estrutura encontrava-se flanqueada por colunas, encimadas por esferas, unidas por um gradeamento de perfil semicircular que o envolvia, colocados em depósito municipal.