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Palácio dos Condes de Anadia

Palácio dos Condes de Anadia

O ponto de interesse Palácio dos Condes de Anadia encontra-se localizado na freguesia de Campo de Ourique no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, barroca. Palácio de planta longitudinal composta pela articulação de 3 corpos rectangulares, correspondendo o central à escadaria. Zona de grandes intervenções e mutações em termos arquitectónicos, nos últimos anos, este palácio, a par do palácio Ulrich, apesar de quase anulado pelas edificações das proximidades, assume-se como um dos poucos exemplares, ainda subsistentes, de arquitectura notável anterior ao século 20.

Planta rectangular irregular, composta por 3 corpos rectangulares, segundo uma implantação longitudinal, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 3 e 4 águas, perfuradas por trapeiras dos lado SE. e SO.. Com panos de muro em reboco pintado, socos e cunhais de cantaria, exibe 4 pisos (um deles parcialmente enterrado e apenas coincidente com o corpo extremo N. do imóvel e outro ao nível da cobertura), marcados pela abertura de vãos de verga recta, com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a SE., composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o axial, mais estreito. Este apresenta superfície murária destacada, rasgada por portal de verga curva articulado com janela de sacada - servida por varanda com base em cantaria e guarda em ferro fundido ligeiramente curva - através da chave que remata a verga e actua como mísula de suporte, da base da varanda. Este corpo apresenta-se delimitado por 2 panos de muro, idênticos, com os pisos animados por janelas de peito, ao qual se sucedem corpos extremos diferenciados: a S., observam-se 5 janelas de peito rectangulares de verga recortada sobrepujadas, ao nível do andar nobre, por janelas de peito com emolduramento simples. Do lado oposto, dado o declive do terreno, reconhece-se embasamento separado por friso de cantaria e rasgado por janelas de peito, acima do qual se reconhece andar nobre, diferenciado pela presença de janelas de sacada (no alinhamento das do piso térreo dos outros corpos) - de verga recta recortada, servidas por varandins com guarda em ferro fundido -, sendo o conjunto sobrepujado por janelas de peito, a anunciar o 3º piso. O alçado é superiormente rematado por cornija continuada, articulada com platibanda em muro (prolongada aos alçados laterais) interrompida, ao nível do corpo central, por frontão triangular com pináculos nos acrotérios e pedra de armas sobre cartela de acantos em cantaria ao centro do tímpano *1. O alçado posterior apresenta-se composto por 3 corpos, em que o central se encontra em posição reentrante, relativamente aos que o ladeiam - estes, acima da cornija apresentam prolongamento do pano de muro, correspondente ao 4º piso, que se faz assinalar pela presença de janelas de peito. INTERIOR: 3 zonas distintas e comunicantes entre si *2, designadamente, o corpo a SO. com acesso principal através do alçado lateral SO., o corpo extremo a NE. e o corpo central, que assegura a ligação entre os corpos descritos e coincide com o acesso principal ao corpo extremo S.. No que respeita ao 1º, registam-se como principais elementos de circulação e distribuição, um vestíbulo de planta rectangular, que articula, por meio de lanço recto de escadas de madeira (directamente conducente ao 1º andar), com galeria, a partir da qual se desenvolve corredor longitudinal, comunicante com os compartimentos nobres da edificação, contíguos aos alçados principal e posterior. Este corredor articula com o corpo central da edificação, por meio de escadaria em cantaria de lanços rectos opostos, com patamares intermédios. Pelo corpo axial do palácio, de disposição transversal relativamente aos que o ladeiam, acede-se ao corpo extremo oposto, no qual se localiza, ao nível do 1º andar, outra zona social da edificação, dominada por compartimentos directamente comunicantes entre si *3.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Observações

*1 - e cuja leitura heráldica é a seguinte : escudo enxaquetado de prata e azul de seis peças em faixa e sete em pala, tendo ao centro, e em pala, um pelourinho de prata. Coroa de conde. Timbre : um búfalo enxaquetado de prata e de negro, armado de prata e com uma argola de ouro nas ventas ; *2 - O corpo central e extremo N., correspondem à edificação primitiva, à qual foi acrescentado, no século 19, o corpo do extremo oposto ; *3 - no que respeita ao 2º piso este foi integralmente remodelado ; *4 - nos quais se podiam observar, até alguns anos atrás, uma pintura da autoria de Domingos António de Sequeira (1768-1837), actualmente na sala de estar, e outra de Vieira Portuense (1765-1805), D. Filipa armando seus filhos cavaleiros, hoje no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto