Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Jardim da Quinta de Nossa Senhora do Carmo

Jardim da Quinta de Nossa Senhora do Carmo

O ponto de interesse Jardim da Quinta de Nossa Senhora do Carmo encontra-se localizado na freguesia de Santa Clara no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial e arquitectura agrícola. Quinta de recreio com sobreposição de vários estilos: Casa de caracterização estilística Neo-clássico, Pombalina, com elementos decorativos simples e discretos; Capela de inspiração chã da arquitectura vernacular do Barroco tardio; Jardim de caracterização estilística romântica, intimista, com tendência paisagista. Espaço constituído por vegetação ornamental disposta no sentido de criar ambientes agradáveis e acompanhada de conversadeiras, canteiros e peças de água. Permite a percepção dos limites exteriores na maior parte da sua extensão. Segue uma atitude pictórica sendo estudados numa sucessão de imagens e pontos de vista paradoxalmente inspirados e sugestivos de pinturas de pintores paisagistas. Projectado para parecer natural e espontâneo numa perspectiva de sobreposição de planos progressivamente mais longínquos e difusos.

Propriedade constituída por Casa, Capela, Pátio, Terraço e Jardim. Limitada em toda a sua extensão por muro rasgado por três entradas, um portão e uma porta de acesso ao Pátio e outro portão de acesso ao Jardim. CASA com alçados de alvenaria rebocada e pintada de branco. Cantarias dos vãos com guarnições em calcário bujardado a pico fino. Caixilhos de madeira pintada. Cobertura de telha de aba e canudo com remate em beiral sem algeroz e com cornija rebocada e pintada de branco em todos os alçados; CAPELA com alçado principal sobre o pátio e posterior sobre a Travessa de Santo André, em alvenaria rebocada com fenestra ovalada com friso e gradeamento canastrado de ferro. Frontão tringular inteiro encimado por dois pináculos e cruz latina em calcário bujardado e ladeado no embasamento por volutas; PÁTIO quadrangular de pavimento em calçada de calcário irregular com duas caldeiras onde se inserem duas tipunanas (Tipuana tipo). A SE. a Capela e a NO. a Casa; TERRAÇO junto à fachada NO., ao nível do primeiro piso, portas sobre terraço em cota sobreelevada em relação ao jardim. Neste patamar, pavimento também em calçada de calcário com alinhamento de três pimenteiras-bastardas junto ao gradeamento que limita esta zona. Junto ao muro a S., fonte com ligação a mina de água; JARDIM acessível por escadaria com lance de dez degraus acompanhados lateralmente por gradeamento que se prolonga do terraço. Este lance termina em pequeno patamar de três degraus. No Jardim, estrutura de caminhos com lages irregulares de xisto claro constituída por um principal que liga a escadaria do terraço ao extremo oposto, outro paralelo a este, junto muro a N. e, perpendicular a estes dois, um terceiro, paralelo ao muro de suporte do terraço. Adoçada ao muro de suporte, fonte de linha simples, em mármore, com espaldar ornamentado de volutas. A O., zona pavimentada também com xisto claro onde se localiza a piscina. Esta zona tem cota ligeiramente inferior à restante área do jardim e a ela se acede por escadaria de quatro degraus no seguimento dos caminhos. No muro O., três janelas ragadas com barrigas de ferro e namoradeiras de onde se obtém vista ampla sobre os terrenos e construções que se sedenvolvem a cota inferior. Entrecaladas com as janelas, canteiros salientes das reentrâncias do muro onde existem alegrias-do.lar e lantanas. Nas áreas limitadas pelo pavimento, revestimento do solo com dichondra e plantação discreta de árvores e arbustos, alguns em porte arbóreo, autóctones e exóticos numa conjução de cores e luminosisdades variadas. Junto ao muro N., entre muro e caminho, plantação linear de herbáceas e trepadeiras.

Materiais

Material Vegetal: Loendro (Nerium oleander), Ameixoeira-de-jardim (Prunnus cerasifera var. atropurpurea). aloé (Aloe vera), lantana (Lantana camara), Brugmancia arborea, hortence (Hidrangea macrophilla), dichondra (Dichondra repens), berberis (Berberis thumbergii), pimenteira-bastarda (Schinus molle), rosa-da-china (Hibiscus rosa-sinensis), laranjeira (Citrus sinensis), árvore-do-incenso (Pottosporum undulatum), Ophiopogon japonicus, hera (Hedera helix), clorofito (Clorophytum capense), clivia (Clivia miniata), lantana (Lantana montevidensis), palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis); xisto (pavimento)

Observações