Arquitectura residencial, pombalina e arquitectura comercial. Loja composta pela articulação de 3 espaços distintos, de planimetrias e morfologias diferenciadas, segundo uma implantação definida por 2 eixos ortogonais. A Casa Havanesa assume-se como uma das mais antigas lojas do Chiado e apresenta um conjunto decorativo interior pautado por grande coerência e integrável no tipo de intervenções características dos anos 60 dominado pelo uso de madeira, com apontamentos metálicos.
Planta irregular composta pela articulação de 1 corpo triangular e outro rectangular por meio de corredor, a loja localiza-se ao nível do piso térreo de um prédio de rendimento, de planta rectangular e volumetria paralelepipédica. Alçado principal a S., integralmente animado por montra em vidro e porta de acesso localizada a O.. A sala principal da loja, de planta triangular, apresenta tecto plano em madeira e paredes animadas por painéis de madeira contracurvados - cujos ângulos se destacam dado o revestimento com folha metálica dourada (latão) - que integram, nas zonas reentrantes, expositores quadrangulares de ângulos boleados e perfil também delimitado por filete metálico dourado. Complementa a decoração desta sala um painel de cantaria gravado e o preenchimento parietal da zona mais estreita da sala (extremo N.) com espelhos. Esta sala articula-se com outra de planta rectangular, por meio de amplo corredor, com um dos lados de perfil convexo. Quer o corredor quer a sala, de menores dimensões, apresentam o mesmo tipo de solução decorativa, pautando-se pelo integral revestimento a madeira vazada por expositores de diferentes dimensões, mas sempre com a mesma morfologia.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, latão
Observações
Antes de 1879, eram assíduos frequentadores da Casa Havanesa os mais relevantes políticos e homens de letras, entre os quais se podem referir : Teixeira de Vasconcelos, Tomás de Carvalho, Bulhão Pato, Eça de Queirós, ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Guilherme de Azevedo, Casal ribeiro, Conde de Ficalho e Pinheiro Chagas