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Igreja Paroquial de Alcântara

Igreja Paroquial de Alcântara

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Alcântara encontra-se localizado na freguesia de Alcântara no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Igreja paroquial de planta em cruz latina, composta por nave, transepto desenvolvido e capela-mor mais estreita, aos quais se adossam vários corpos de apoio à actividade cultural e, no lado esquerdo, a sacristia, com coberturas interiores diferenciadas, em abóbadas de lunetas na nave, braços do transepto e capela-mor e por cúpula no cruzeiro do transepto, todas com estuque decorativo e painéis pintados, iluminada intensa e uniformemente por janelas rasgadas ao nível das coberturas, na nave, transepto e capela-mor e pelo janelão do coro-alto. Fachada principal harmónica, com o corpo central rematado em frontão triangular, rasgada por portal de verga recta, ladeado por pilastras e rematado em frontão interrompido por espaldar, encimado por janelão com moldura ornada por concheados. É flanqueado por torres sineiras, a do lado esquerdo inacabada, com frestas rectilíneas, que permitem a iluminação das escadas, e sineiras em arco de volta perfeita, assentes em pilastras e com pedra de fecho saliente. Fachadas circunscritas por cunhais de cantaria, rematadas por friso e cornija, rasgadas, uniformemente por janelas rectilíneas. No interior, coro-alto de perfil contracurvo, assente em arco em asa de cesto, com guarda balaustrada, tendo, no lado do Evangelho e na base da torre, o baptistério. O interior encontra-se dividido em apainelados com marmoreados fingidos, envolvidos por molduras de estuque, possuindo dois retábulos laterais, de talha policroma, de feição neoclássica. Nos topos do transepto, retábulos de talha policroma tardo-barrocos, surgindo o mesmo esquema no retábulo-mor, de planta convexa e tribuna com trono e remate em frontão interrompido por espaldar.

Planta em cruz latina, composta por nave, capela-mor mais estreita e transepto saliente, ao qual se adossam várias dependências, com acesso por portas rasgadas nos seus braços, a do lado direito correspondente à sacristia e, no lado esquerdo, às salas de catequese, evoluindo em dois pisos. A fachada é flanqueada por duas torres sineiras. Os corpos articulam-se entre si, com coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas, três e quatro águas. Sobre o cruzeiro do transepto, um corpo elevado, cego. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais de cantaria, rematadas por friso, cornija e beirada simples. Fachada principal, virada a S., rematada em frontão triangular com cruz latina sobre plinto galbado, no vértice, interrompido inferiormente pelo janelão que ilumina o coro; é rasgada por portal de verga recta flanqueado por duas pilastras com fustes almofadados e capitéis coríntios, e moldura exterior, volutada na zona inferior e com orelhas e brincos na superior, com falsa pedra de fecho, ornada por enrolamentos, acantos e volutas; às pilastras, adossam-se, superiormente, duas mísulas com pendente, onde se apoia o friso e o frontão do remate, interrompido por espaldar curvo, rematado por cornija angular e onde se integra medalhão oval com os símbolos do orago, a tiara papal e as chaves em haspa. O acesso ao portal é feito por escadaria de cantaria de sete degraus, com o corrimão adossado à fachada. Sobre o portal, o janelão do coro, em arco de volta perfeita, com pedra de fecho saliente e moldura recortada e ladeada por orelhas e pingentes, assente em mísulas com pendentes, rematado por enrolamentos decorados por folhagens, que sustentam rocalhas de vulto. O janelão é decorado com uma malha de vidros coloridos. As torres sineiras são rasgadas por três janelas em eixo, rectilíneas e com molduras de cantaria, rematando por friso e cornija, surgindo, no lado direito, as sineiras, em arco de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas e com pedra de fecho saliente, rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada lateral esquerda adossada ao centro funerário. Fachada lateral direita rasgada por duas janelas rectilíneas no corpo da nave, surgindo duas no transepto e, no topo, vestígios de duas janelas entaipadas, todas com molduras de cantaria. Adossado à nave, um corpo, rasgado por duas janelas de peitoril rectilíneas, ao nível do segundo piso. Fachada posterior em empena recta, cega, ladeada por dois corpos, a do lado esquerdo com dois pisos, rasgados por vãos rectilíneos, correspondentes a uma porta e a três janelas de peitoril. INTERIOR com as paredes pintadas de marmoreados fingidos, formando apainelados rosa, com molduras brancas, em estuque, com pavimento em soalho e, na nave, cobertura em abóbada de lunetas, rebocada e pintada de rosa, com estuques decorativos com encanastrados, frisos de acantos e palmas, tendo, ao centro, um painel recortado, pintado com a representação da "Assunção". Coro-alto de perfil contracurvo, assente em arco em asa de cesto, sustentado por mísulas, e guarda balaustrada, com acesso por porta de verga recta no lado da Epístola. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira, ladeado por pias de água benta concheadas. No lado do Evangelho, o baptistério, com acesso por arco de volta perfeita. Confrontantes, os retábulos laterais, inseridos em nichos de cantaria em arco de volta perfeita, com estruturas de talha dourada semelhantes e dedicados a Nossa Senhora da Conceição, no lado do Evangelho, e a Nossa Senhora de, na Epístola. São ladeados por duas portas confrontantes. Transepto saliente, tendo a marcar o cruzeiro, quatro arcos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, com os braços divididos em apainelados, rasgados por duas portas, encimadas por janelas, tendo coberturas em abóbada de lunetas, com decoração em estuque, representando, no lado do Evangelho, uma Adoração do Santíssimo e cartela com dois "putti" a segurar motivos florais, surgindo, no lado oposto, uma "Adoração da Cruz", rodeada pelo mesmo tipo de cartela e "putti". Nos topos, surgem duas estruturas retabulares, a do lado do Evangelho a representar a "Coroação da Virgem", surgindo, no lado oposto, "Cristo a curar os leprosos". O cruzeiro é coberto por cúpula assente em pendentes, rasgada por quatro óculos, tendo decoração em estuque, com a tiara papal e chaves em haspa, envolvidos por motivos fitomórficos e, nos pendentes, elementos alusivos à Eucaristia. O arco triunfal dá acesso, através de um degrau, à capela-mor, com as paredes rasgadas por duas portas, sobrepujadas por janelas ou tribunas, guarnecidas de balaustrada de madeira, entre as quais surge pintura sobre tela. A cobertura é em abóbada de lunetas, com painel central, representando a "Entrega das chaves a São Pedro", rodeado por estuques decorativos, com anjos em cartelas laterais, o do Evangelho sustentando uma espada. Na parede testeira, retábulo de talha policroma, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em altos plintos paralelepipédicos, com tribuna de perfil contracurvo, contendo trono expositivo encimado por baldaquino assente em colunas; remate em fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto, que centram espaldar curvo, com os atributos do orago. A estrutura é ladeada por dois apainelados em arco de volta perfeita, onde se enquadram duas mísulas com imaginária, encimadas por elemento concheado; sob estes, duas portas em arco de volta perfeita, com as sobre-portas alteadas, formando um falso espaldar, rematado por cornija. Sobre o altar, um sacrário de produção moderna, em forma de templete.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; cunhais, cornijas, modinaturas, portal, pavimento da capela-mor, pias de água benta e pia baptismal em cantaria de calcário; retábulos, guarda-vento, caixilharias, portas e pavimento da nave em madeira; coberturas interiores em estuque decorativo; pinturas murais nas paredes; coberturas em telha; janelas com vidros simples.

Observações