Edifício residencial multifamiliar e comercial, de grande profusão decorativa, concebido numa época de procura de "casa Portuguesa", obedecendo a um estilo "clássico, grego ou romano, romão gótico ou da renascença", preconizado pelo Prémio Valmor. O tratamento das fachadas E. e O. é idêntico. O 1º piso é rasgado por várias portas e vitrinas, encimadas por janelas de verga curva. 3 destas, possuem vergas monumentais terminadas por mísulas e delas arrancam como que 3 corpos que avançam ligeiramente, ladeados por pilastras, formando assim 3 eixos de simetria na leitura destas fachadas. O 2º. piso é rasgado por várias janelas de sacada, umas inscritas em arco abatido, outras, de vão rectangular, encimadas por uma decoração em cantaria e moldura formando uma espécie de sobreverga relevada em forma de asna. O 3º. piso é composto por janelas de sacada e em varanda corrida, de verga curva encimadas por molduras. O 4º. piso, é rasgado por janela com guardas de ferro e de sacada inscritas em arco pleno. Uma cornija suportada por modilhões sofre uma ruptura nos corpos salientes, sendo estes coroados por frontões quebrados, sendo as suas cornijas oblíquas em forma de volutas encimadas por um vaso. Estes são ladeados por urnas assentes num pedestal. No corpo central a cornija é sobrelevada, em forma de frontão curvo, coroada por um oblisquo. O tímpano destes frontões é decorado com azulejos policromados com motivos animais e florais. Entre estes, corre uma platibanda alternada por blocos maciços e rasgados por balaustrada. O corpo que torneja, fachada S., é rasgado no 2º. piso por janelas inscritas em arco pleno que dão para uma varanda corrida, em cantaria, suportada por mísulas. O 3º., também de varanda corrida, mas com guardas de ferro é rasgado por janelas de verga curva. O 4º. piso, tem janelas de sacada em ferro, inscritas em arco pleno. Este corpo é corrido por uma cornija sobre modilhões, encimada por platibanda e coroado por um zimbório com lanternim. Os azulejos que decoram o tímpano dos frontões têm como motivo 2 pavões afrontados, enquadrados com motivos florais. A gama de cores é variada, sendo esta temática de sabor Arte Nova, bem como as guardas das varandas e das sacadas, de serralharia com motivos zoomórficos geometrizados de leitura enredada e ambígua.
Planta rectangular. Edifício de 4 andares e mezanino com colunas articuladas, 1 corpo trapezoidal e centro semicircular e coberturas diferenciadas, em telhado e zimbório com lanternim. O Tratamento das fachadas E. e O. é idêntico: pilares salientes dividem-nas em 5 panos rematados por cornija, apresentando os 2 pisos inferiores aparelho almofadado. Fenestração: janelas de sacada em todos os andares à excepção do mezzanino.
Materiais
Alvenaria, cantaria, azulejo, madeira, vidro.
Observações
*1 - DOF: Edifício situado no gaveto formado pela Avenida Almirante Reis, n.º 2 a 2 k, e o Largo do Intendente Pina Manique, n.º 1 a 6.