Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio Galveias

Palácio Galveias

O ponto de interesse Palácio Galveias encontra-se localizado na freguesia de Avenidas Novas no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, seiscentista. Palácio de planta em U organizada em torno de pátio rectangular fechado por muro.

Planta em U, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados individuais a 4 águas e em terraço. De 3 pisos, soco e cunhais de cantaria e superfície murária em reboco pintado, e abertura de vãos, predominantemente de verga recta, com emolduramento de cantaria. Alçado principal a NO. composto por 3 corpos, dos quais se destaca o axial que, recuado em planta, se constitui como eixo de simetria da restante fachada e se articula com pátio quadrado, delimitado por muro (ao nível dos corpos avançados), rasgado ao centro por portão - emoldurado por colunas de fuste almofadado adossadas a pilastras em cantaria de aparelho também almofadado, que suportam entablamento superiormente rematado por 2 canhões que ladeiam pedra de armas da cidade de Lisboa, a eixo *1. Ritmado por pilastras de cantaria, neste corpo destacam-se os 3 vãos centrais, correspondentes, no piso térreo, a 3 portais de verga recta de bandeira trilobada e recortada encimados por 3 janelas de morfologias análogas, guarnecidas por balaustrada de cantaria; estas articulam-se com janelas de sacada de verga recta destacada sobrepujada por painel de cantaria semicircular em forma de concha, servidas por varandim em ferro forjado com varas, localizadas nos panos extremos e no andar nobre dos alçados laterais SO. e NE., dos corpos laterais. Alçado posterior, sobre o jardim, composto por 3 corpos, dos quais se demarca o central, com piso térreo sobrepujado por terraço de planta rectangular com guarda em balaustrada de cantaria, articulado com janelas de sacada de verga recta, ao nível do andar nobre (encimadas por janelas de peito do último piso, de menor pé-direito). INTERIOR: átrio em semi-círculo com cobertura em amplo arco abatido articulado com corredores, pelos quais se acede aos corpos laterais e a escadaria desenvolvida em dois lanços curvos convergentes contíguos ao muro do átrio, directamente conducentes ao andar nobre, com os muros de topo e nichos de mármore. Neste, registam-se 2 portas em posição afrontada, ambas superiormente rematadas por frontões definidos por volutas e interrompidos ao centro pelo escudo de armas dos marqueses de Távora e dos condes das Galveias *2, respectivamente. Distingue-se o salão nobre, de planta em semi-círculo e tecto abobadado, que comunica com as restantes salas, dispostas em circuito fechado, ao longo dos alçados laterais e posterior (aqui contiguamente ao terraço).

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, lioz da Arrábida, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (sécs. 17 e 20)

Observações

*1 - que veio substituir a pedra de armas dos Melos e Castros.