Portal de Cidadania

Cantina Nova

Cantina Nova

O ponto de interesse Cantina Nova encontra-se localizado na freguesia de Alvalade no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura comercial, do séc. 20. Cantina universitária de planta rectangular irregular, formada por vários volumes escalonados e com panos reentrantes, permitindo uma melhor iluminação interior. É composta por uma ampla sala de refeições, iluminada por janelões rectilíneos e por luz zenital, tendo a cozinha e a zona de fornecimento das refeições no lado esquerdo, após um pequeno vestíbulo de acesso.

Planta rectangular irregular, formada por vários corpos escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, que, na zona da sala da cantina é interrompida por pontos de entrada de luz, e em terraço praticável na maior parte da estrutura. As fachadas estão parcialmente rebocadas e pintadas de branco, possuindo, a marcar o espaço principal (a sala de refeições), revestimento a cantaria de calcário no registo inferior e pequenos tijolos cinzentos, formando decoração geométrica, no superior, que alternam com amplos janelões envidraçados. Os pisos são definidos pelos elementos estruturais, as vigas, que se projectam exteriormente, permitindo proteger os paramentos das fachadas e, sobre o acesso principal, criar uma pequena pala de protecção. As fachadas, com a principal virada a S., são rasgadas por vãos rectilíneos, com caixilharias de alumínio e vidro simples. INTERIOR com vestíbulo e porta no lado esquerdo de acesso à sala de refeições, antecedida por um corredor, escassamente iluminado por pequenas frestas.

Materiais

Estrutura em alvenaria e lajes de betão; revestimento a cantaria de calcário; escadas e socos em cantaria de calcário.

Observações

EM ESTUDO