Arquitectura infra-estrutural, Estado Novo. Lavadouro transformado em Mercado de que apenas subsistirá a zona do estendal, no actual pátio. O mercado caracteriza-se por planta trapezoidal com fachadas rematadas em aba e platibanda alteada na zona frontal da fachada principal, as fachadas são rasgadas por biforas, elemento característico da arquitectura deste período.
Edifício de planta trapezoidal, volume único composto dois corpos com coberturas diferenciadas planas separados por pátio onde se presume que seria a área de estendal aquando da função de Lavadouro Público. Fachadas evoluindo em piso único, em paredes de tijolo rebocadas e pintadas de bege, percorridas por embasamento simples de argamassa de cimento pintada a cor branca e no topo apresenta uma aba corrida envolvente a todo o edifício rematada em platibanda. A fachada principal virada a N. apresenta duas portas metálicas pintadas em cor azul e cinco biforas com peitoril e verga em cimento pintado a branco. As janelas em caixilharia de ferro, apresentam duas zonas distintas, sendo a parte inferior revestida a vidro martelado e a superior composta por fileiras de perfis de ferro disposto horizontalmente, formando grelhas. A platibanda sobre a porta principal, é alteada, apresentando inscrita a cor azul a palavra: "MERCADO". Na fachada lateral esquerda virada a E. edifício acompanha o declive do terreno, apresentando quatro conjuntos de biforas de caixilharia metálica, compostas de dois elementos, a inferior a vidro martelado (muitos deles já substituídos por chapas zincadas) e a superior em grelha de perfil de ferro disposto horizontalmente. Na fachada posterior virada a S., o edifício apresenta seis biforas em caixilharia metálica, idênticas às anteriormente descritas apresentando apenas uma janela vidro martelado, estando todas as outras revestidas a chapa de zinco. Surge ainda uma porta-janela de dois lumes com uma abertura que devem ter sido anteriormente portas, e hoje surge como uma janela rebaixada apresentando um gradeamento metálico, pintado a cor azul. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria de tijolo e betão rebocada e pintada; modinaturas em cimento; janelas com vidro simples; grades e portões metálicos; cobertura em telha.
Observações