Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício da Leitaria "A Camponesa"

Edifício da Leitaria "A Camponesa"

O ponto de interesse Edifício da Leitaria "A Camponesa" encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino e Arte Nova. Edifício pombalino que tem no primeiro piso um estabelecimento comercial estabelecido no início do séc. 20 e que mantém as suas características arquitectónicas e decorativas originais.

Planta rectangular, de volumetria paralelepipédica com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal a NE., organizada em seis pisos com cinco módulos cada. Primeiro piso revestido parcialmente a painéis de azulejo com acesso ao interior através do vão central. As molduras dos vãos da esquerda são recortadas irregularmente de forma a encaixarem no painel de azulejo que ladeia as portas da LEITARIA A CAMPONESA. Este representa uma figura de uma camponesa ao centro entre as duas portas e lateralmente ramos de flores ao estilo "Arte Nova". À direira, molduras com arco ligeiramente abatido. Os pisos imediatos têm janelas de sacada rectangulares com guardas de ferro e, ao nível do quarto piso, janelas de peito com molduras simples que encaixam na cimalha que suporta a varanda contínua do piso superior. No quinto piso, varanda corrida que percorre a fachada e, na base do sexto piso, beirado destacado que repete a varanda corrida. A rematar o edifício, platibanda simples. LEITARIA A CAMPONESA de planta rectangular com separação da área de serviço da pública. Este é conseguido através de um armário ao estilo "Arte Nova" com portas para a zona de serviço ao centro. A revestir as paredes do estabelecimento, painéis de azulejos com temas campestres da década de 20. A rematar superiormente as paredes, friso de azulejo com motivos florais da época da construção do estabelecimento. Tectos com estuques de temas florais. A decorar, painéis de azulejos colocados nas paredes laterais, colocados na década de 60.

Materiais

Alvenaria mista, azulejo, telha lusa, madeira, vidro e ferro forjado

Observações

EM ESTUDO