Casa do séc. 19, integrando pormenores decorativos Arte Nova. Edifício de planta rectangular, de desenvolvimento vertical, adaptado ao declive do terreno, evoluindo em dois e três pisos, com quatro mansardas em empena, rematadas por beirais salientes e rendilhados, distribuídos simetricamente no enfiamento central das fachadas. Fachadas marcadas pela abertura ritmada de vãos de verga recta, com bandeira e molduras de granito, sendo as da fachada principal mais elaboradas. Fachada principal integralmente revestida a azulejos monocromáticos, rematada por friso com motivos florais de cores variadas, sobre fundo branco, seguido de friso de granito, cornija saliente e entablamento almofadado, com bordo superior saliente.
Planta rectangular, massa simples, com quatro mansardas, em empena, relativamente recuadas, com coberturas homogéneas, em telhados de duas águas, rematados por beirais salientes e rendilhados. Edifício de desenvolvimento vertical, adaptado ao declive do terreno, mostrando dois pisos na fachada principal e três nas restantes, e mansardas, que lhe conferem mais um piso. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, com excepção da fachada principal, enquadradas por cunhais de granito, marcadas pela simetria ritmada de vãos. Fachada principal virada a SE, de dois registos separados por friso de granito, integralmente revestida a azulejos monocromos, de cor castanha, rematados superiormente por friso com motivos florais em tons de rosa, laranja, azul e amarelo, sobre fundo branco; percorrida por embasamento de granito, e rasgada no primeiro registo por cinco vãos de verga recta, envolvidos por moldura granítica de ângulos chanfrados e bordo exterior saliente, marcado ao centro por pedra de fecho destacada, sendo os vãos das extremidades de janelas e os três centrais de portas, ambos com bandeira, sendo as das portas protegidas por grades arte nova decoradas com elementos estilizados vegetalizantes e zoomórficos. Registo superior rasgado por igual número de vãos, sendo os laterais protegidos por varandins em ferro e os centrais de sacada, com sacadas de granito, protegidas por guardas de ferro ondulantes e estilizadas. Rematam a fachada friso, cornija saliente e entablamento almofadado, com bordo saliente, e mansarda rasgada por vão em arco de volta perfeita. Fachada lateral direita, de três registos, correspondendo o primeiro a cave, com escadaria de acesso ao segundo registo, rasgado por pequenos vãos de iluminação; segundo registo rasgado por três vãos de verga recta, com molduras de granito, simples, sendo o primeiro de janela e os seguintes portas, antecedidas por pequeno terraço protegido por guardas de ferro; terceiro registo rasgado por três vãos de janela semelhantes aos restantes, sendo o central de sacada, protegido por guardas de ferro estilizado. Fachada lateral esquerda semelhante à fachada lateral direita, com excepção do piso térreo que apresenta óculo ovalado, protegido por grades de ferro. Fachada posterior marcada por quatro registos, incluindo a mansarda, sendo o primeiro rasgado por óculo ovalado, duas janelas rectangulares, portal central, e porta ligeiramente mais estreita no extremo direito; segundo e terceiro registos, semelhantes, rasgados por três vãos, cada, de verga recta, sendo os centrais de sacada, protegidos por guardas de ferro semelhantes às restantes; quanto e ultimo registo, marcado pela mansarda ao centro, rasgada por vão de verga recta, com sacada protegida por guardas de ferro.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada de amarelo, excepto a fachada principal que é revestida a azulejos; embasamento, frisos, molduras dos vãos, cornija, platibanda e escadas em cantaria de granito aparente, grades e guardas de ferro forjado; caixilharias, remate dos beirais das mansardas e portas de madeira; janelas com vidro simples; cobertura em telha cerâmica.
Observações