Fonte de mergulho, de planta rectangular, com cobertura em lajeado de granito, tendo, no interior, degraus de acesso à mãe de água e cobertura a uma água, sendo rodeada por vários tanques rectangulares.
Fonte de planta rectangular, em cantaria de granito, rebocada com argamassa de cimento, com cobertura inclinas, composta por quatro lajes de lousa, dispostas na horizontal, tendo fachada principal rasgada, no lado esquerdo, por vão de verga recta, tendo, no lado esquerdo, um poial de granito e, no direito, um silhar de granito sem reboco, disposto perpendicularmente, que protege o acesso à mãe de água; na fachada, a data "1945" gravada. No interior, escada de acesso à água, estando grande parte dos degraus submersos; o primeiro possui um orifício para escoamento da água, quando o nível desta sobe. Em frente do vão de acesso, surge um pequeno recinto em cota superior, pavimentado com cimento, com acesso por dois degraus situados à esquerda. Este recinto inscreve, na frente e do lado esquerdo, uma pia rectangular pouco profunda. Junto da fonte, à esquerda da fachada, encontra-se um pequeno tanque rectangular e um tanque lavadouro, ambos de planta rectangular, estando o último posicionado numa cota superior.
Materiais
Estrutura de granito revestida com argamassa de cimento; cobertura exterior em lajes de lousa.
Observações
*1- o aglomerado expandiu-se em torno da Igreja (v. PT010914130095), perto da qual se inicia a Rua das Malhadas, que dá acesso à Fonte das Malhadas.