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Apeadeiro Ferroviário de Santos

Apeadeiro Ferroviário de Santos

O ponto de interesse Apeadeiro Ferroviário de Santos encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura de transportes, oitocentista. Apeadeiro ferroviário, integrando a linha de Cascais, composto por um pequeno edifício de passageiros, instalações sanitárias, duas plataformas, que servem duas linhas férreas, e dois abrigos de passageiros, na plataforma S.. O edifício de passageiros e as instalações sanitárias seguem linhas bastante modernas, simples, rectilíneas e com os elementos estruturais demarcados, possuindo coberturas planas, o mesmo sucedendo no abrigo de passageiros, protegido por pala, assente em cinco pilares.

Pequeno apeadeiro, inserido na Linha de Cascais, composto pelo edifício de passageiros, antigas instalações sanitárias, duas plataformas, duas linhas férreas, duas zonas de espera, a original e uma mais moderna, ambas situadas na plataforma S., e uma passagem superior, com acesso por escadas ou elevadores. EDIFÍCIO de PASSAGEIROS de planta rectangular simples, com cobertura homogénea plana, que se prolonga em pala, sobre a plataforma, permitindo proteger os passageiros, de piso único. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, percorridas por embasamento saliente, pintado de cinza e rasgadas uniformemente por vãos de veja recta, com moldura bastante reentrante. Fachada principal virada a N., dividida em três panos por pilares salientes, surgindo, no central, amplo portal, com moldura dupla, aparecendo, em cada um dos panos laterais, uma bífida; sobre o portal, ergue-se o mastro da bandeira. As fachadas laterais são semelhantes, com cunhais muito salientes, ambas rasgadas por duas portas, a virada a E., possuindo, entre elas, um posto telefónico público, e a oposta o acesso a uma Cafetaria. A fachada do lado S. divide-se, igualmente, em três panos, os laterais com portas e o central marcado por um guiché saliente, de atendimento ao público, com a zona superior envidraçada e protegida por grades. No lado esquerdo, surgem as antigas INSTALAÇÕES SANITÁRIAS, desactivadas, com duas portas de verga recta viradas a S., possuindo, nas laterais, respiradouros e pequenas frestas, tapadas com azulejo em vidro, surgindo, na fachada posterior, dois respiradouros e uma ampla janela, protegida por o mesmo tipo de azulejo. As PLATAFORMAS encontram-se protegidas por rede, excepto na zona dos acessos e formam ligeira curvatura, sendo pavimentadas a placas de cimento, formando elementos geométricos. Na do lado S., existem dois ABRIGOS, um mais antigo, de planta rectangular e cobertura plana, que se prolonga em pala, sustentada por quatro pilares de ferro, suportadas por consolas do mesmo material, formando enrolamentos, encontrando-se aberto frontalmente e possuindo banco corrido de betão pintado. O mais recente é fechado, em vidro, com vários bancos de plástico. Junto ao edifício de passageiros e junto ao acesso S., surgem máquinas automáticas de venda de títulos de transporte.

Materiais

Estruturas em metal, em alvenaria de tijolo e betão, rebocadas e pintadas; janelas e portas metálicas e com vidro simples; abrigo com vidro simples; cobertura em chapa metálica; sanitários com frestas em azulejo vidrado.

Observações