Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa no Campo Grande, n.º 189

Casa no Campo Grande, n.º 189

O ponto de interesse Casa no Campo Grande, n.º 189 encontra-se localizado na freguesia de Alvalade no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palacete revivalista neobarroco de planta rectangular simples, com mansardas, possuindo fachada principal de dois pisos definidos por friso, flanqueados por cunhais de cantaria com pináculos, rematando em friso e cornija, alteada na zona central, correspondendo às tendências do barroco final. Possui vãos rectilíneos, excepto o portal, em arco abatido e com cornija recta, encimado por pináculos e sustentado por mísulas, que se interliga a uma janela do piso superior, com moldura recortada. As molduras dos demais vãos são simples, rectilíneos, com molduras que se prolongam inferiormente, formando falsos brincos e remates em cornijas curvas. Possui um vínculo de modernidade no lado esquerdo, com porta de acesso rectilínea, protegida por telheiro, flanqueada por dois óculos ovalados, rematados por cornija curva.

Planta rectangular irregular, composta por corpo central e duas alas laterais que abrem para um pátio na zona posterior, desenvolvendo-se na horizontal, e com cobertura em telhado de quatro águas, possuindo mansardas laterais, em cantaria, com vãos rectilíneos, com caixilharias de guilhotina e molduras recortadas. Fachada principal, virada a E., de dois pisos separados por friso de cantaria, rebocada e pintada de branco, com os cunhais em cantaria, de aparelho isódomo, encimados por pináculos e remate em friso, cornija e beirada simples, que se alteiam na zona central, dando origem a uma zona flanqueada por dois pináculos, assentes em falsas mísulas de triglifos e pingentes. O piso inferior é rasgado por portal amplo, em arco abatido, com moldura contornada por filete, com fecho saliente e almofadado, rematado por cornija, que, nos extremos, se apoia em mísulas e é encimado por pináculos bojudos, de onde parte a moldura recortada da janela de peitoril do segundo piso, terminando em falsos brincos com pingentes e rematada em falso frontão contracurvo e cornija, possuindo almofadados; no lado esquerdo, o portal é ladeado por três janelas de peitoril com molduras simples de cantaria e caixilharia de guilhotina, protegidas por grades com barriga em papo de rola; no lado oposto, uma janela semelhante às anteriores e porta estreita, de verga recta e moldura simples, encimada por pequena bandeira, protegido por telheiro, assente em consolas e com cobertura a três águas, flanqueado por óculos ovalados com molduras recortadas e remates em cornija curva. O piso superior possui cinco janelas de peitoril rectilíneas, com molduras simples, prolongando-se inferiormente em lacrimais, rematadas por friso e cornija contracurva, todas com caixilharias em guilhotina; são ladeadas por vaseiras simples. Fachada lateral esquerda, virada a S., possuindo, no piso superior, duas janelas semelhantes às anteriores. Fachada lateral direita, virada a N., adossada parcialmente a casa de habitação, rasgada por duas janelas com molduras semelhantes às anteriores, mas com adufas, surgindo, no telhado, trapeira com cobertura em canhão e vão rectilíneo, uma estrutura rasgada por óculo ovalado, protegido por adufa, e enorme chaminé rectangular. Na fachada posterior, desenvolve-se jardim e um campo de ténis.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e calcário, rebocado e pintado; cunhais, modinaturas, cornijas, mísulas, pináculos, acrotérios, vaseiras em cantaria de calcário; murete em alvenaria de calcário; porta e caixilharia de madeira; janelas protegidas por grades em ferro forjado, que também surge no portão de acesso à zona frontal e sobre o murete; linha do friso do remate em estuque; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações