Arquitectura desportiva, setecentista. Picadeiro de planta rectangular simples, com ampla cobertura em vigamento de madeira, rasgada por trapeiras que iluminam uniformemente o interior. Possui una cobertura muito alteada e com vigamento e forro de madeira, resultando, exteriormente, numa cobertura de tipo amansardado.
Planta rectangular de que resulta um volume único, paralelepipédico, coberto por telhado amansardado de três águas, sobre o qual evoluem duas águas rasgadas por sete trapeiras de cada lado. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal virada a S., rematada em empena e rasgada por portal em arco de volta perfeita, ladeado por vãos rectilíneos. Fachadas laterais adossadas, possuindo, na posterior, duas janelas rectilíneas em posição elevada. INTERIOR com vasta nave com cerca de 18 x 55 m., coberta por uma estrutura de madeira composta por 7 asnas principais, de duplo perfil, e 59 asnas secundárias, sustentando a trave-mestra, com uma flecha à altura de 22m., sem quaisquer apoios intermédios. Acima da linha de descarga abrem-se nos muros laterais, de cada lado, seis janelões rectos. Uma divisão interna do espaço junto à entrada acomoda, no piso térreo, instalações sanitárias, balneários e compartimentos de arrumos (antigas cavalariças) ladeando o corredor de acesso e, no piso superior, as actuais bancadas.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista; escadas e modinaturas em cantaria de calcário; paredes rebocadas e pintadas; cobertura, pavimentos, portas e caixilharias de madeira; cobertura exterior revestida a telha.
Observações
*1- DOF:..Picadeiro do antigo Colégio dos Nobres a nascente da Faculdade de Ciências. Zona Especial de Proteção Conjunta da Avenida da Liberdade e edifícios classificados na área envolvente.