Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Clube Xenon

Clube Xenon

O ponto de interesse Clube Xenon encontra-se localizado na freguesia de Alvalade no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Casa abastada do séc. 20, do tipo português suave, de linhas simples, com uma planta rectangular irregular, possuindo panos em ressalto em todas as fachadas, a que se adossou, mais tarde, um corpo na fachada posterior, dando origem a um L, possuindo coberturas diferenciadas, onde surge uma trapeira; evolui em dois pisos, divididos por friso de cantaria. Fachada principal marcada pelo acesso alpendrado, sustentado por colunas toscanas, ladeado por janelas rectilíneas, estando encimado por loggia do tipo arquitravado, sustentada por colunas toscanas e por ampla janela de perfil recortada. A fachada lateral esquerda, que sai de um pequeno logradouro possui escadas de acesso ao piso superior, de dois lanços com guarda plena.

Planta rectangular irregular, a que se adossa um corpo, virado a S., criando um L invertido, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, possuindo uma trapeira, virada a N., com vão rectilíneo e cobertura a duas águas, possuindo um domo sobre a zona da marquise, virada a N.. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, evoluindo em dois pisos marcados por friso de cantaria, sobre o qual surgem surgem registos de azulejo policromo representando festões, rematadas em cornija e beirada simples. Fachada principal virada a N. dividida em dois panos, o do lado esquerdo saliente, rasgado por uma porta de verga recta, de acesso ao imóvel, protegido por telheiro de três águas, sustentado por duas colunas toscanas, encimado por amplo vão de perfil recortado, formando falso canopo. No pano do lado direito, surge, no piso inferior, cinco janelas de peitoril, rectilíneas e com moldura simples, encimadas por uma loggia assente em sete colunas toscanas, fechada por caixilharia de alumínio lacado de verde e branco, formando uma marquise. Fachada lateral esquerda, virada a E., de dois panos, o do lado esquerdo saliente, rasgado por janela de peitoril de perfil recortado e moldura simples de cantaria, encimado por janela rectilínea, encimado por registo de azulejo monocromo, azul sobre fundo branco, de carácter decorativo, sobre o qual a cornija se alteia, formando linha contracurva, de inspiração borromínica. O pano do lado direito possui uma ampla escada de dois lanços, com guarda plena de alvenaria e com a zona da parede marcada por silhar de azulejo policromo, que leva a uma ampla porta, de perfil recortado, formando falso canopo, ladeada por três janelas em arco apontado, com molduras comuns em cantaria de calcário. Fachada posterior com pano em ressalto no lado esquerdo, rasgada por várias janelas de peitoril ao nível do segundo piso.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e calcário, rebocada e pintada; colunas, urnas, capeamento do muro, escadas e modinaturas em cantaria de calcário; portas e caixilharias em alumínio lacado; muro com grades de ferro forjado, protegido por chapas metálicas; portões em metal; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações