Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal composta por 1 nave e capela-mor, ambos de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço (diferenciadas e separadas por cornija). Alçado principal animado por portal rasgado axialmente e por janelão iluminante a sobrepujá-lo, superiormente rematado por frontão triangular. Nave com muros animados por altares laterais intercalados, do lado do Evangelho por púlpito. Capela-mor precedida de arco triunfal em cantaria de volta perfeita com janela iluminante nas ilhargas e muro de topo decorado com retábulo em cantaria rasgado por camarim.
Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 2 e em coruchéu. Alçado principal a E., composto por 2 corpos, dos quais se destaca aquele correspondente ao corpo da igreja: delimitado por duplas pilastras de cantaria superiormente rematadas por capitéis jónicos, este apresenta-se rasgado a eixo por portal de verga recta, enquadrado por pilastras com consolas que suportam remate em frontão mistilíneo interrompido por painel escultórico com medalhão oval com emblema alusivo ao orago. Acima do portal, janelão iluminante de verga contracurvada, articulada com as pilastras por meio de friso de cantaria. O alçado é superiormente rematado por frontão triangular, com o tímpano vazado por óculo e acrotério central assinalado por cruz. O corpo extremo S., corresponde a torre de planta quadrada (*1), superiormente rematada por 4 ventanas sineiras e cobertura em coruchéu piramidal, por pináculos nos extremos e cruz ao centro. INTERIOR: 2 entidades espaciais - nave e capela-mor - ambas de planta rectangular com cobertura em abóbada de berço diferenciadas e delimitadas por cornija que conflui, na zona do coro-alto, num arco polilobado de remate conopial, que inscreve o vão definido pelo janelão. Coro-alto adossado à face interna da fachada, com guarda em balaustrada de madeira. Muros laterais com altares inscritos em arcos de volta perfeita em cantaria sobrepujados por bandeira de moldura recortada e envidraçada e, do lado do Evangelho, por púlpito. Na capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, registam-se muros laterais rasgados, de cada lado, por 2 portas superiormente rematadas por frontões triangulares. Muro de topo, integralmente preenchido por retábulo-mor em cantaria vazado por camarim delimitado por colunas de capitéis compósitos que suportam remate em frontão interrompido por painel esculpido de perfil recortado.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos
Observações
Actualmente, constitui-se como o acesso ao edifício contruído em anexo à igreja e consigo comunicante através deste corpo