Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício na Rua Andrade Corvo, n.º 32 a 32 C

Edifício na Rua Andrade Corvo, n.º 32 a 32 C

O ponto de interesse Edifício na Rua Andrade Corvo, n.º 32 a 32 C encontra-se localizado na freguesia de Arroios no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial do séc. 20, de planta rectangular simples e evoluindo em vários andares, com sobreloja e mansarda, composto por três eixos, o central em ressalto, onde se rasgam vãos rectilíneos em arco de volta perfeita, rematando em cornija; os laterais possuem janelas de sacada, corrida no andar nobre e com guarda plena, sendo individuais nos demais pisos, com guarda vazada por elementos vegetalistas, para onde abrem vãos em arco abatido. O portal é em arco ultrapassado, com dois vãos laterais, contendo portão em ferro forjado de decoração Arte Nova, sendo os vãos da sobreloja semelhantes.

Planta rectangular simples, de volume único, de tendência vertical, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal virada a S., rebocada e pintada de rosa, com os elementos estruturais e decorativos a branco, evoluindo em cinco pisos, com sobreloja e um sétimo, no aproveitamento do sótão, com cobertura amansardada, sobre a qual evolui um remate em platibanda plena, de perfil irregular, alteada na zona central; é rasgada uniformemente por vãos em arco abatido, excepto no eixo central, que forma um leve ressalto, onde os vãos são rectilíneos. No piso inferior, surge porta em arco ultrapassado, assente em impostas salientes e ornadas por motivos fitomórficos e em duas possantes colunas de fuste liso, percorrido por vários anéis, e capitéis de decoração vegetalista, dando origem a porta em ferro forjado pintado de verde, com decoração vegetalista sinuosa, que se verifica nos elementos vazados que ladeiam as colunas. É ladeado por dois vãos rectilíneos, assentes em pilastras toscanas, o do lado esquerdo envidraçado e o do lado direito entaipado. Sucede-se a sobreloja, com quatro vãos em arco ultrapassado, assentes em colunas, dando origem a dois vãos rectilíneos laterais. O piso imediato possui, duas sacadas corridas, assentes em dois modilhões, com guarda plena e galbada, para onde abrem dois vãos; ao centro, duas janelas de peitoril, adornadas por floreira, esquema que se repete no piso seguinte, sendo os demais simples. Os eixos laterais possuem, nos pisos superiores, janelas de sacada de perfil curvo e com guarda vazada em ferro forjado, para onde abre uma porta-janela. As mansardas são salientes, assentando em cornija e bacia com quatro mísulas, para onde abrem duas trapeiras em arco abatido e com moldura bastante saliente, sobretudo na zona superior. No eixo central, duas pequenas sacadas semicirculares com guarda vazada, para onde abrem vãos em arco de volta perfeita, entre os quais surge decoração na forma de uma figura masculina que segura filacteras e elementos vegetalistas, encimado por cornija ampla, assente em consolas estriadas, de onde pendem grinaldas de flores, sendo interrompida por cartela, de onde evoluem vários acantos.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocado e pintado; colunas, mísulas, modilhões, bacias das floreiras e sacadas, colunas e modinaturas em cantaria de calcário; decoração em estuque; janelas com caixilharias de alumínio lacado e vidro simples; cobertura em telha.

Observações