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Grupo Escolar do Poço do Bispo

Grupo Escolar do Poço do Bispo

O ponto de interesse Grupo Escolar do Poço do Bispo encontra-se localizado na freguesia de Marvila no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Escola primária, projetada e construída no final entre 1958 - 1961, por Luís Américo Xavier, ao abrigo da terceira fase do plano dos Centenários em Lisboa. O Plano dos Centenários foi um programa de construção em larga escala levado a cabo pelo Estado Novo a partir de 1941, em sucessivas fases, com o objetivo de constituir uma rede escolar de abrangência nacional. A partir da segunda fase do plano dos Centenários em Lisboa processa-se uma decisiva viragem para uma arquitetura moderna. Sem resquícios de monumentalidade ou regionalismo, as novas propostas arquitetónicas, encomendadas diretamente pela autarquia a arquitetos independentes, revelam uma visão humanizada e funcional do edifício, adequando-o ao universo infantil e aos critérios modernos de orientação solar. O projeto é considerado de uma forma global, abrangendo todos os detalhes do interior e do exterior da escola, num renovado interesse pela arte concebida como parte integrante do processo arquitetónico, utilizando um reportório atualizado e adaptado ao imaginário infantil. Interiormente, o seu programa funcional segue as orientações iniciais do plano dos Centenários. A unidade de construção continua a ser a sala de aula, com 3,5 metros de pé-direito, servidas por grandes janelas, e com uma capacidade máxima de 40 crianças. No entanto, a partir da terceira fase do plano, e sempre que o espaço disponível o permita, o tamanho das salas de aula é ampliado, passando a ter 7 x 9 metros ou 8 x 8,5 (ao invés dos 8 x 6 metros anteriores), como forma de se poder substituir as tradicionais carteiras por secretárias individualizadas, consideradas mais pedagógicas. Desenvolvem-se em número par, constituindo dois blocos idênticos, um destinado a alunas e outro a alunos. A separação é conseguida, neste caso, pela disposição paralela dos dois edifícios no terreno, o corpo das cantinas/refeitórios surge perpendicularmente aos anteriores, no contíguo à secção masculina, ajudando a delimitar o espaço reservado ao recreio feminino (mais reservado). Nos corpos letivos, para além das duas alas de salas de aula, encontram-se os espaços de utilização comum, instalações para o corpo docente, secretaria, instalações sanitárias e, a partir desta terceira fase, gabinete médico. Adossado ao corpo da cantina / refeitórios, ligando-o ao corpo letivo da secção feminina encontra-se um alpendre coberto, ao contrário dos restantes edifícios analisados, neste grupo escolar não existe recreio coberto na secção masculina. Paralelo aos dois corpos letivos e com entrada igualmente orientada a sul, no caso independente do restante grupo escolar está o edifício de interesse local, espaço reservado a atividades desportivas, a biblioteca e a salão de festas, uma novidade introduzida nesta fase do plano e que se propunha servir não só a população escolar como ser aberto à comunidade.

Planta poligonal composta, conseguida pela articulação de três edifícios retangulares, alongados, dispostos paralelamente no terreno, dois idênticos, constituídos por dois módulos de um e dois pisos, e um terceiro, distinto, de um só piso. Os dois primeiros edifícios ligam-se entre si a partir de uma estrutura retangular de um só piso e de um quarto corpo, também de piso único. As suas coberturas são telhadas, em placas de fibrocimento, de uma só água. As fachadas são rebocadas e pintadas de beije, branco e azul, nalguns casos revestida a pedra, amplamente rasgadas de por janelas retilíneas com moldura de alvenaria simples e caixilharia de metal pintado de branco, protegidas por pala superior em betão. Acede-se ao imóvel a partir da Rua Lino Ferreira, a oeste, para onde se encontram orientados os portões de acesso ao recinto, as fachadas principais dos três corpos, orientam-se a sul, sendo, as dos dois corpos letivos, formadas por três panos, um primeiro, que antecede a entrada, de um piso, revestido a pedra é rasgado por duas janelas retangulares com moldura de alvenaria simples, o segundo, de dois pisos, é rasgado, ao nível do piso térreo, pela porta de verga reta, de entrada no imóvel, antecedida por um alpendre, formado por uma pala de betão assente em dois pilotis, ao nível do segundo piso todo o pano é rasgado por uma grelha de iluminação em betão. Por último, o terceiro pano, também de dois pisos, apresenta um retângulo saliente formado por lâminas de betão de grande efeito plástico. Este pano é rasgado, em cada piso, por quatro grupos de oito janelas de guilhotina separadas entre si por cunhal de alvenaria simples, sobrepojadas por outras tantas pequenas janelas retângulares junto ao teto de cada piso, protegidas por pala de betão, sob o peitoril a parede surge pintada de azul. A fachada esquerda destes corpos, de um e dois pisos, resulta da articulação de dois volumes, um primeiro, de um só piso, mais saliente, com pano de fachada revestido a pedra, onde se encontram, do lado direito, afixados um baixo-relevo com o brasão municipal e o lettring "ESCOLA PRIMÁRIA DO SEXO FEMININO", no edifício mais a norte, e "ESCOLA PRIMÁRIA DO SEXO MASCULINO", no mais a sul. O segundo piso, mais recuado, apresenta uma parede cega. A fachada posterior destes corpos, a norte, de dois e um pisos, apresenta quatro panos de fachada, um primeiro, de dois pisos com parede cega, o segundo, também de dois pisos, é rasgado, junto ao teto de cada piso, por quatro grupos de oito janelas de guilhotina separados por cunhal de alvenaria, deixando antever tratar-se de espaços de circulação (corredores), no final este pano faz ângulo com o seguinte, também de dois pisos, rasgado por um amplo janelão que ocupa o duplo pé-direito, que deixa antever tratar-se de uma caixa de escadas. Por último, o quarto pano, de um só piso, é rasgado centralmente, por três janelas retilíneas com parapeito comum de alvenaria simples e separadas entre si por colunelos de alvenaria. A fachada direita, de um e dois pisos resulta, uma vez mais da articulação de dois volumes, um primeiro piso mais saliente e sum segundo mais recuado, ambos rasgados por quatro pequenas janelas retangulares colocadas junto ao teto de cada piso. A este, perpendicularmente a estes corpos, ligando-os, no sentido norte-sul, encontra-se uma estrutura alpendrada sobre pilotis com muro/parede fundeira que serve o recreio coberto da secção feminina, e que se liga ao corpo da cantina/refeitórios. Este, pequeno corpo retangular de um só piso, articula-se com a fachada lateral direita do corpo da secção masculina. A sua fachada principal, virada a oeste, apresenta dois grupos de seis janelas separadas entre si por colunelo de alvenaria simples, com parapeito conjunto e sobrepujadas por outras tantas pequenas janelas retangulares junto ao teto. A fachada lateral esquerda (norte) encontra-se sob a estrutura alpendrada e é rasgada por um duplo portal de acesso. A fachada posterior, este, é rasgada por pequenas janelas retangulares junto ao teto. O terceiro corpo, paralelo aos letivos, apresenta uma certa independência face aos demais. A sua fachada principal encontra-se orientada, a sul, para a Azinhaga do Vale Fundão, tendo nesta direção um acesso independente. Resulta da articulação de três módulos de um piso, o que é visível na observação dos seus panos de fachada, em número de três, o primeiro respeita à entrada no imóvel, sendo apenas rasgado do seu lado direito, onde se encontra a dupla porta envidraçada, de verga reta, que serve a entrada, antecedida por alpendre formado por pala de betão sobre pilotis, após o que faz ângulo com o seguinte, que apresenta quatro grupos de três janelas retilíneas separadas entre si por cunhais de alvenaria e sobrepujadas a estas outras tantas pequenas janelas retangulares junto ao teto, o terceiro pano resulta outra vez da articulação de dois corpos, é novamente, mais recuado, apresenta uma parede cega decorada com um baixo-relevo da autoria de Raul Xavier (1894 - 1964), representando três crianças (dois meninos e uma menina) a lançar um papagaio de papel. A fachada esquerda deste edifício é composta pela articulação de dois módulos, um mais pequeno de construção recente, rasgado por duas pequenas janelas quadrangulares servidas de persianas com caixa exterior, no final este pano faz ângulo com o da fachada primitiva, rasgado por seis janelas de guilhotina, retilíneas com moldura de alvenaria simples. A fachada posterior, virada a norte, resultante, originalmente, da articulação de três corpos, correspondentes aos três panos, um primeiro, mais estreito, com uma parede cega, o segundo apresenta uma porta de verga reta antecedida de alpendre assente em pilotis, seguida por três grupos de três janelas retilíneas com moldura de alvenaria simples e separadas entre si por cunhais de alvenaria, sobre estas encontram-se pequenas janelas retilíneas colocadas junto ao teto. INTERIOR: a escola encontra-se estruturada em dois corpos perfeitamente autónomos, duas secções idênticas, a feminina e a masculina. O acesso ao interior é feito a sul, através das entradas no início do segundo módulo, por onde se acede, em cada secção, a um amplo átrio, de onde partem os espaços de circulação, corredor do rés-do-chão, escadaria e corredor do primeiro andar (ambos os corredores com iluminação unilateral feita a partir da fachada norte), que dão acesso a oito salas de aula semelhantes entre si (com 7 x 9 metros e 3,50 metros de pé-direito). O corpo principal comporta ainda a existência de gabinete para docentes, e instalações sanitárias. Com entrada independente a partir do recreio da secção feminina e na continuação da masculina, encontra-se o corpo das cantinas (geminadas) e a pequena copa/cozinha. Todo o recinto é vedado por cerca de arame. Paralelo aos dois corpo letivos, com entrada independente, embora anexo a estes, surge o corpo dos "serviços de interesse local", compreendendo biblioteca e ginásio / salão de festas aberto à comunidade.

Materiais

Estrutura em betão armado e alvenaria de tijolo, rebocada e pintada; socos, revestimentos, degraus e pavimentos em cantaria calcária; caixilharias em metal.

Observações