Portal de Cidadania

Quinta dos Condes de Bonfim

Quinta dos Condes de Bonfim

O ponto de interesse Quinta dos Condes de Bonfim encontra-se localizado na freguesia de São Domingos de Benfica no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, romântica. Quinta de Recreio.

Na propriedade, sensivelmente trapezoidal, reconhecem-se 2 conjuntos edificados: a primitiva casa da quinta, de planta rectangular, volumetria paralelepipédica e cobertura efectuada por telhado a 4 águas e 2 chalets geminados, de planta rectangular, volumetria escalonada e cobertura em telhados a 2 e 4 águas. O 1º edifício, desenvolvido em 2 andares e lateralmente delimitado por cunhais de cantaria, apresenta os 4 alçados animados pela abertura a ritmo regular de portas e janelas ao nível do piso térreo e de janelas de peito no 1º andar, ostentando todos os vãos emolduramento simples de cantaria. Os chalets (na actualidade a casa principal da propriedade), desenvolvem-se em 3 andares separados por frisos simples de cantaria, vazados a ritmo regular por janelas de peito rectangulares e porta ao nível do piso térreo. No chalet da direita (O.) reconhece-se, no 1º andar um janelão em arco de volta perfeita guarnecido de vitral. Os edifícios são rematados por platibanda, precedida por friso azulejar monócromo vegetalista, acima da qual se eleva, na parte central, uma trapeira terminada em empena triangular. O alçado posterior (S.), virado ao jardim, apresenta uma maior variedade tipológica de vãos, reconhecendo-se janelas de sacada em arco de volta perfeita, associadas em pares ou em grupos de 3, servidas por uma mesma varanda, guarnecida de grade de ferro forjado. Ao nível do piso térreo várias portas abrem directamente sobre o jardim. INTERIOR: compartimentação servida por áreas de circulação (corredores) e a localização dos principais compartimentos sociais ao nível do piso térreo, enquanto a zona íntima se encontra nos andares superiores. JARDIM: desenvolvido a S. da casa, apresenta as características essenciais de um jardim romântico, sem percursos regulares, pontuado por pequenos tanques, e marcado pela presença de espécies vegetais de alguma antiguidade.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, azulejos.

Observações

A Biblioteca, que foi construída no início do séc.20 pelo último Conde do Bomfim, o avô da actual proprietária é uma sala completamente forrada a madeira e com livros dessa época.