Edifício residencial multifamiliar e comercial, do séc. 20, de planta rectangular, disposto em gaveto, e evoluindo em quatro pisos, com sobreloja, rasgado, de forma uniforme, por vãos rectilíneos, formando janelas de peitoril, de varandim ou sacada. A estrutura remata em platibanda plena, alteada na zona do gaveto, formando uma pequena empena, ornada por elementos vegetalistas. Possui estreito portal de acesso.
Planta rectangular simples, de volume único evoluindo na vertical, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, separado do imediato por guardas-fogo. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por embasamento de cantaria e com os elementos estruturais e modinaturas pintados de branco, rematada por platibanda plena, rebocada e pintada de branco. Evolui em quatro pisos, com sobreloja, marcada por vãos rectilíneos jacentes, sendo rasgada uniformemente por vãos rectilíneos, de sacada ou varandim, protegidos por caixilharias de alumínio lacado de branco e vidro simples. Fachada principal virada a S., com portal estreito e rectilíneo, com moldura bastante saliente e encimado por dois postigos, sublinhados por moldura angular, criando um falso remate em frontão, sendo ladeado por duas janelas de peitoril, cujas molduras se prolongam inferiormente, formando falsos brincos. Nos pisos imediatos, surgem janelas de peitoril e, ao centro, uma de varandim, com guarda de ferro pintado de branco; no superior, duas de varandim a centrar uma de peitoril. No piso superior, entre os vãos, surge um friso decorativo canelado. No ângulo do gaveto, surgem duas portas de acesso à loja, as janelas da sobreloja, duas janelas de sacada corrida, assente em três mísulas, com guarda de ferro pintada de branco, tendo acrotérios de cantaria; entre as mísulas, surge um friso decorativo formado por triângulos entrelaçados. Nos pisos imediatos, janelas de varandim semelhantes às anteriores, a superior rematada por friso angular, que envolve rosetão e folhas de acanto, forma acompanhada pelo remate em pequena empena angular, encimada por cartela, elementos vegetalistas e acantos. Na fachada E., surgem duas portas de acesso à loja e duas montras, encimados por quatro janelas da sobreloja, sobre as quais, existe uma janela de sacada semelhante à do gaveto, ladeada por duas de peitoril, com falsos brincos; no piso imediato, duas janelas de varandim, ao centro, ladeadas por duas de peitoril, surgindo, no superior, quatro de varandim, todos com guardas de metal pintado de branco; entre as janelas, surge um friso canelado.
Materiais
Edifício em alvenaria de tijolo e betão, rebocado e pintado; modinaturas, sacadas, mísulas em cantaria de calcário; guardas em ferro forjado; porta de madeira; portas da loja metálicas; janelas com caixilharias de alumínio e vidro simples; elemento decorativo em estuque; cobertura em telha.
Observações