Portal de Cidadania

Mercado Municipal de Xabregas

Mercado Municipal de Xabregas

O ponto de interesse Mercado Municipal de Xabregas encontra-se localizado na freguesia de Beato no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura comercial, do séc. 20. Edifício de planta rectangular irregular, com ampla fachada, constituindo algumas lojas e dois amplos acessos, que levam ao mercado propriamente dito, numa zona inferior, adaptando-se ao desnível do terreno. Possui fachada elaborada, rasgada por vãos rectilíneos e protegida por pala de betão.

Edifício de planta rectangular irregular, com a fachada principal virada a O., em cantaria de calcário e alvenaria rebocada e pintada de branco, evoluindo em um único piso e com os panos em esbarro, escorados por estreitos contrafortes, que suportam uma pala, mais larga e de perfil curvo sobre a entrada principal para o mercado. É rasgado por várias portas e janelas rectilíneas, constituindo as montras das lojas viradas ao exterior; no extremo direito, possui dois pisos, o segundo rasgado por óculos circulares, possuindo o escudo municipal, a data "1956" e dois mastros para bandeiras.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão; janelas com caixilharias de alumínio e vidro simples.

Observações