Arquitectura religiosa, pombalina. Igreja paroquial de planta em cruz latina, composta por nave, pequeno transepto e capela-mor mais estreita, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço, pintadas com elementos decorativos, iluminada uniformemente por janelas rectilíneas rasgadas nas fachadas laterais e pelo janelão do coro-alto. Fachada principal harmónica, composta por corpo central rematado em frontão interrompido, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga recta, rematado por frontão semicircular, e por janelão em arco de volta perfeita com moldura e remate em cornija. É flanqueado por dois panos, correspondendo aos corpos das sineiras, a esquerda nunca concluída, rasgada por janelas rectilíneas e com quatro sineiras de volta perfeita, assentes em impostas salientes, rematadas por friso, cornija, fogaréus nos ângulos, e cobertura em coruchéu bolboso. Fachadas flanqueadas por pilastras toscanas colossais, rematadas por friso e cornija, rasgadas por janelas rectilíneas e portas travessas de verga recta, rematada em cornija contracurvada, de inspiração borromínica. Interior com as paredes em apainelados pintados em marmoreados fingidos, que se prolongam superiormente nas abóbadas, seguindo o esquema das igrejas pombalinas, com janelas profundas. Coro-alto assente em estípides, contendo as pias de água benta, com as paredes laterais rasgadas por três capelas laterais, com retábulos tardo-barrocos. Confrontantes, púlpitos quadrangulares, com guardas plenas e acesso por porta, a partir dos corredores laterais. Transepto com capelas profundas no topo, a do Evangelho dedicada ao Santíssimo Sacramento. Arco triunfal de volta perfeita, flanqueado por portas de verga recta e apainelados, levando à capela-mor, onde se integra retábulo em cantaria, integrável nos modelos pombalinos, de planta recta e um eixo definido por duas colunas e contendo trono expositivo. No lado do Evangelho, a sacristia, com arcaz e lavabo oitocentista.
Planta em cruz latina, composta por nave única, transepto pouco saliente e capela-mor mais estreita, a que se adossam dois anexos, com torre sineira adossada ao lado direito, resultando numa volumetria paralelepipédica, de disposição horizontal e volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de cinco águas na nave, duas na capela-mor, uma nos corpos anexos e em coruchéu bolboso na torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, rematados em friso e cornija. A fachada principal, virada a S., remata em frontão triangular, com o tímpano rasgado por óculo circular e moldura simples em cantaria, dividida em três panos, por parastases de pilastras em silharia fendida, e por dois registos por friso de cantaria, os laterais correspondentes às torres sineiras. O pano central é rasgado por portal de verga recta e dupla moldura almofadada, as exteriores com duas consolas que sustentam friso e frontão semicircular, com o tímpano ornado por querubim; é protegido por porta de duas folhas de madeira almofadada. Do frontão evoluem duas bases, ornadas por elementos fitomórficos e que flanqueiam almofadado e rosetão, que se sobrepõem ao friso e cornija divisórios dos registos, onde assenta janelão em arco de volta perfeita com pedra de fecho saliente, flanqueado por dupla moldura almofadada, onde surgem duas consolas a sustentar a cornija do remate; no vão, protegido por caixilharia de metal e vidro, surge uma cruz latina em cantaria. Os panos laterais, correspondentes às sineiras, a do lado esquerdo não concluída *1, são semelhantes, com uma janela rectilínea com moldura de cantaria e protegidas por grades metálicas em cada registo, o inferior com moldura recortada, com pingentes laterais, prolongando-se inferiormente, formando falsos brincos; as janelas do segundo registo têm molduras recortadas, formando falso avental e rematada em cornija. Estes módulos repetem-se nas faces laterais. A sineira, no lado direito, é composta por quatro ventanas, assente em impostas salientes e com fecho também saliente, protegidas por guarda balaustrada, com relógios circulares; remate em friso e cornja, com fogaréus nos ângulos e com o coruchéu rasgado por um óculo circular em cada face. Fachada lateral esquerda, virada a O., com o corpo da nave dividido em quatro panos por elemento em cantaria, no topo dos quais surgem gárgulas, cada um deles rasgado por janelas rectilíneas, com molduras recortadas, em cantaria; no segundo pano, surge porta travessa de verga recta, com moldura recortada e almofadada, formando volutas estilizadas na zona inferior, rematadas por cornija e frontão sem retorno, com cornija contracurvada, de inspiração borromínica, com o tímpano ornado por estípide e festões; é protegida por porta de madeira almofadada, de duas folhas. O corpo do transepto é rasgado por uma janela semelhante às anteriores e o da capela-mor por duas. A esta, adossa-se o corpo da sacristia, com dois pisos e rasgado, uniformemente, por quatro janelas rectilíneas em cada piso, com molduras simples em cantaria. A fachada lateral direita, virada a E., é semelhante à anterior, excepto no que concerne ao corpo adossado, de dois pisos, rasgado, no inferior, por porta de verga recta e bandeira e duas janelas rectilíneas, todas com molduras recortadas; no piso superior, três janelas de peitoril rectilíneas, com molduras simples rectilíneas. Fachada posterior composta pelo corpo da capela-mor, em empena recta, rasgada por um eixo de três janelas rectilíneas, com molduras simples. O corpo do lado esquerdo, em meia-empena, tem, no primeiro piso, duas janelas, uma delas jacente, e no segundo outras duas, uma rectangular e outra quadrangular, surgindo, ainda, um pequeno óculos, todas com molduras simples em cantaria, a primeira protegida por grades de ferro. Sobre a empena, campanário, assente em soco contracurvado, com ventana em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e rematada por cornija, ligada ao corpo da capela-mor por tirante metálico. O corpo do lado direito, ligeiramente recuado e a meia-empena, tem dois pisos, rasgados por dois eixos de janelas rectilíneas, com molduras de cantaria *2. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas a fingir marmoreados de calcário, fromando apainelados brancos e vermelhos, com cobertura em falsa abóbada de berço, assente em cornija de cantaria, pintada com marmoreados fingidos, formando arcos de abóbada, ornados com florões e apainelados rectilíneos, os laterais ornados por rosetões, e pavimento em lajeado calcário de várias tonalidades, formando geométricos. A parede fundeira apresenta os ângulos truncados, com o portal protegido por guarda-vento de madeira e vidro pintado. Coro-alto assente em duas estípides, sustentadas por plintos paralelepipédicos, onde assentam as pias de água benta, formando quadilóbulos concheados, com guarda balaustrada; possui um órgão. O tecto do sub-coro tem molduras em estuque, pintadas a azul, rosa e cinzento, vários florões dourados e, ao centro, dois anjos sobre fundo azul celeste, representando o firmamento, os quais seguram uma filactera com a inscrição " SANCT SANTIS SI QUIS TEMPLUM DEI VIOLAVERIT DISPERDET ILLUM DEI". Para este espaço, abrem dois arcos de volta perfeita com molduras de cantaria, dois entaipados, o da Epístola com ligação ao coro-alto e torre sineira, correspondendo o oposto ao baptistério, protegido por teia de madeira. Este tem as paredes pintadas com marmoreados fingidos, cobertura em abóbada de aresta, estucada, tendo, ao centro, a pomba do Espírito Santo, e pavimento em lajeado de cantaria. Ao centro, a pia baptismal em cantaria, assente em pequeno plinto oitavado, com a bacia oitavada e galbada decorada com concheados e flores de lis, com bordo saliente, decorado com óvulos; no topo, uma tela pintada a representar o "Baptismo de Cristo", encimado por tímpano decorado com um delta luminoso. As paredes laterais são semelhantes, tendo, em cada uma delas, três capelas profundas, com acesso por arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e pedra de fecho saliente, encimadas por três janelas rectilíneas, com guardas vazadas e entrelaçadas, bastante profundas, incluino corredor de circulação. Quatro das capelas possuem culto, no lado do Evangelho dedicadas a São Sebastião e São Miguel e Almas, surgindo, no lado oposto, as de Santa Luzia e de Santo António. Confrontantes, dois púlpitos quadrangulares, com bacia de cantaria, ornada por concheado e possuindo pendente florido, com guarda plena, decoradas por cartelas com elementos fitomórficos; têm acesso por porta de verga recta, com moldura de cantaria, rematada por friso, flanqueado por consolas que suportam frontão semicircular, decorado por resplendor e a pomba do Espírito Santo. O transepto possui cobertura semelhante à da nave, tendo, nos topos, capelas profundas, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus, antiga Capela do Santíssimo Sacramento (Evangelho), protegida por teia de cantaria vazada por elementos entrelaçados, e a de Nossa Senhora de Fátima (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em duplas pilastras com capitéis coríntios, sustentadas por plintos cúbicos e rematadas por entablamento, protegido por teia em cantaria de calcário de várias tonalidades, vazada por entrelaçados e acesso frontal; está ladeado por portas de verga recta e molduras recortadas, rematadas por espaldar ornado por elementos vegetalistas e cruz de dezasseis pontas, sobrepujado por cornija curva. Capela-mor elevada por dois degraus, rectangular, com os ângulos posteriores curvos, marcados por duas pilastras com capitéis coríntias, semelhantes às do arco triunfal, que sustentam cobertura em falsa abóbada de berço, pintada com elementos eucarísticos e elementos dourados, assente em entablamento e cornija saliente, com pavimento em lajeado de calcário. As paredes são compostas, inferiormente, por dois apainelados rectilíneos em estuque, encimad por duas janelas de sacada, em arco abatido e moldura recortada, com orelhas de acantos, e rematado em elementos vegetalistas, com a sacada em cantaria, assente em duas consolas, com guarda vazada por elementos geométricos; sobre estas, duas janelas em capialço, em arco abatido, com molduras recortadas e elementos vegetalistas no remate. Encostadas à parede, cadeiral de madeira. Na parede testeira, io retábulo-mor em cantaria calcária de várias tonalidades (branco e vermelho), de planta convexa e um eixo definido por duas colunas e duas pilastras coríntias, assentes em plintos paralelepipédicos, com as faces almofadadas; ao centro, nicho em arco de volta perfeita, tendo moldura em calcário azul, assente em duas mísulas e encimado por dois concheados, interrompidos em volutas, contendo trono expositivo de cinco degraus; na base, uma mísula ampla, ornada por festões de drapeados e volutas, que sustenta a imagem do orago. Altar paralelepipédico, com banqueta galbada em cacário azul, onde assenta um sacrário de talha dourada, em forma de templete, com cobertura em cúpula. Em frente, a mesa de altar, paralelepipédica, em cantaria de calcário de várias tonalidades, flanqueada por elementos volutados e com o frontal ornado por elementos ovalados entrelaçados. Por baixo do altar-mor, um carneiro com acesso por oito degraus. A sacristia tem a parede rebocada e pintada de branco, com silhar de azulejos de figura avulsa *3, com tecto de cinco apainleados, o do meio de maiores dimensões, a representar o Bom Pastor e quatro com os profetas Jeremias, Isaías, Ezequiel e Daniel, tendo, na parede de topo, um lavabo em cantaria de calcário, formado por espaldar vegetalista, tendo, ao centro, uma bica em forma de rosa, que verte para taça concheada.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, reboca e pintada e em cantaria de calcário lioz; pilastras, cornijas, frisos, colunas, pias de água benta, pia baptismal, lavabo da sacristia, altares, teias, mísulas, sacadas, guardas, retábulos e pavimentos em cantaria de calcário; coberturas em madeira pintada; arcaz, portas e armários de madeira; estuque decorativo; sacristia com azulejo tradicional; janelas com vidro simples e grades metálicas; cobertura em telha.
Observações
*1 - antes da construção, existia uma torre de alvenaria no lado esquerdo e uma improvisada, de madeira, no lado direito; a torre prevista nunca foi concluída. *2 - os corpos adossados, actualmente a sacristia e capelas mortuárias, constituíam, originalmente, a sacristia da Irmandade do Santíssimo com lavabo arrecadado no centro paroquial, a qual tinha tecto estucado com motivos eucarísticos, pago por António Martins, negociante de Lisboa. Sobre as sacristias, as casas de despacho de outras irmandades - Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Amparo, Santo António e São Miguel e Almas. *3 - proveniente do Palácio da Quinta da Buraco (v. PT). *4 - a igreja antiga encontrava-se orientada, implantada em local elevada e com acesso por escadaria, que levava ao alpendre do portal principal, em arco apontado; a ladear a fachada, uma alta torre sineira; no interior, de uma só nave, tinha as paredes revestidas a azulejo de padrão policromo, com tecto de madeira, dividido em quatro painéis e pavimento de taburnos; tinha coro-alto e, sob este, no lado do Evangelho, o baptistério, com pia monolítica, de onde partia a escada do coro e um corredor para a sacristia; na nave, os altares laterais de Santo António (com a imagem do orago, um Cristo e um São João Baptista) e de São Roque, profunda, com tecto em abóbada e um oratório com a data "1778"; sobre este, uma tela a representar a "Última Ceia", revelando que se tratou da Capela do Santíssimo; perto da porta travessa, o púlpito de madeira, com acesso pela capela anterior; o cruzeiro possui teia de madeira e o arco triunfal está flanqueado por dois retábulos, o do Senhor Crucificado (com as imagens do orago, de São Caetano, Nossa Senhora do Rosário, proveniente da antiga Capela do Espírito Santo, desaparecida, e pintura a representar São Sebastião, São Brás, Santo António, São Lourenço, São Bento e São Domingos); no lado oposto, o altar de São João, com as imagens do orago, de São Francisco, com uma cruz de prata, e Santo António, tendo, por fundo, um retábulo pintado com Santa Catarina, Santa Luzia, Santa Bárbara e Santa Clara com duas companheiras; a capela-mor tem tecto em abóbada, pintada de flores e dourados, com dois nichos, integrando as imagens de São Domingos e Santa Joana princesa; a boca da tribuna era fechada por um painel representando as "Bodas de Caná", de Pedro Alexandrino de Carvalho, integrada em retábulo de talha, com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição; no lado do Evangelho, a imagem de Nossa Senhora do Amparo, de roca; na sacristia, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e três telas com "Anunciação", "Adoração dos Magos" e "Ascensão"; no lado oposto, a casa do despacho da Irmandade, com a imagem de Nossa Senhora das Candeias (PROENÇA, pp. 67-72).