Portal de Cidadania

Casa de Columbano Bordalo Pinheiro

Casa de Columbano Bordalo Pinheiro

O ponto de interesse Casa de Columbano Bordalo Pinheiro encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino, integrado nos planos de reconstrução da zona da Baixa, de estrutura em gaiola, com estabelecimentos comerciais no piso térreo e três pisos de habitação e dois de águas-furtadas. As fachadas seguem o esquema de uniformidade e simplificação arquitetónica, devido à necessidade de construir rapidamente, rasgada por vãos de verga recta a ritmo regular, os do piso nobre, com janelas de sacada, e as restantes de peitoril, todas com molduras de cantaria. Interior com pequeno vestíbulo que acede por arco a escadas de madeira.

Planta quadrangular simples com cobertura homogénea em telhado de três águas, rematadas em beiradas simples. As fachadas evoluem em cinco e seis pisos, adaptando-se ao declive do terreno, em alvenaria rebocada e pintada de rosa, percorridas por socos de cantaria e flanqueadas por três ordens de cunhais apilastrados, os inferiores da ordem colossal, estando os pisos demarcados exteriormente na fachada, por frisos, estando os dois superiores separados por frisos e cornijas, o que se repete no remate. São rasgadas por vãos retilíneos, exceto em alguns do primeiro piso da fachada virada a S., em arcos abatidos, todos eles emolduradas a cantaria recortada que, nas janelas de peitoril se prolongam inferiormente, formando falsos brincos. Os dois pisos superiores são percorridos por sacadas com guarda em ferro forjado e com os lotes separados por papagaios. Fachada principal virada a N., tendo em cada piso, cinco vãos dispostos regularmente, no inferior com portal e duas janelas de peitoril, surgindo nos dois imediatos cinco janelas de peitoril e, no topo, três portas janelas e duas janelas de peitoril. Fachada lateral esquerda com duas portas e três janelas jacentes no piso inferior, surgindo nos três pisos imediatos, cinco janelas de peitoril; no topo, uma sucessão de janelas de peitoril e portas janelas. Fachada lateral direita adossada, estando a posterior, virada a S., com três portas retilíneas e duas em arco abatido no piso inferior, surgindo, no nobre, seis janelas de sacada com bacias em cantaria e guardas em ferro, sendo os demais semelhantes aos da fachada lateral esquerda. INTERIOR com pequeno vestíbulo com escadas de cantaria, de acesso às escadas de madeira com guarda do tipo balaústre, com silhares de azulejo de padrão com rodapés de pedra torta. Algumas dependências possuem vestígios de azulejo de padrão azul e branco.

Materiais

Paredes estruturais em alvenaria de pedra, rebocadas com argamassa de cal e areia; cunhal, friso e molduras dos vãos em cantaria calcária; portas, caixilharias, pavimentos e escadas de madeira; janelas com vidros simples; guardas das sacadas em ferro; silhares em azulejo; pavimentos em soalho; cobertura exterior em ladrilho cerâmico.

Observações

EM ESTUDO.