Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete Fontes Pereira de Melo

Palacete Fontes Pereira de Melo

O ponto de interesse Palacete Fontes Pereira de Melo encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Palacete eclético de planta rectangular pouco pronunciada. Edifício de 4 pisos (um deles ao nível da cobertura e outro parcialmente enterrado), com superfície murária revestida, ao nível do embasamento, por placagem de cantaria de aparelho fendido, e em reboco pintado. Fachada principal dominada por um eixo central parcialmente separado por pilastras de cantaria e animado pelo rasgamento de janelas-portas, encimado por janelas de sacada servidas por varanda comum, sendo o conjunto sobrepujado, acima do remate em cornija, por pano de muro superiormente rematado por frontão curvo. Interior completamente dominado por amplo vestíbulo que se destaca como principal elemento de aparato e de organização da compartimentação interna, desenvolvida ao longo dos 4 alçados. A solução adoptada para o vestíbulo, sugere ao visitante um edifício de muito maior dimensão e aparato que aquele que, efectivamente, se reconhece nos restantes espaços. Destaca-se ainda o trabalho em madeira esculpida (atribuído ao entalhador Leandro Braga, 1839 - 1897), observado num dos principais espaços interiores, pela opção plástica adoptada e pela qualidade técnica de execução.

Planta rectangular compacta, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 4 águas perfuradas por clarabóia. De 4 pisos (um deles parcialmente enterrado e apenas visível do lado S. e outro, ao nível da cobertura), com cunhais em silharia fendida, embasamento revestido, com placagem de cantaria (também de silharia fendida, no alçado principal) e restante superfície murária, em reboco pintado. A mesma apresenta abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a O., composto por 3 panos ritmados por pilastras de cantaria (de tratamento análogo ao dos cunhais), ao nível do 1º andar. Piso térreo separado por friso de cantaria, rasgado por 4 janelas-portas de verga ligeiramente curva, encimadas por janelas de sacada que assinalam o andar nobre: as 2 janelas centrais destacam-se pela verga curva destacada que ostentam e pela varanda comum com que se articulam (com base em cantaria e guarda em ferro fundido), relativamente às janelas dos extremos, servidas por varandim com guarda metálica idêntica. O alçado é superiormente rematado por cornija articulada com pequena platibanda em muro interrompida, ao centro, por pano de muro rasgado por 3 janelas de peito e sobrepujado de frontão curvo vazado por óculo. No lado E., regista-se corpo em madeira e vidro(*1) adossado ao alçado posterior (articulado com pequeno jardim). Alçado lateral S., a acompanhar o declive do terreno em que o edifício se encontra implantado, marcado pela abertura de 4 vãos - de verga recta com os ângulos boleados e molduramento ligeiramente saliente - por piso e por acesso secundário ao interior. INTERIOR: amplo vestíbulo de duplo pé-direito iluminado por clarabóia, superiormente articulado com galeria (delimitada por guarda metálica em ferro fundido), à qual se acede pelo lado N., através de escadaria de madeira de lanço curvo. Os compartimentos, dispõem-se ao longo dos 4 alçados e de forma directamente comunicante entre si, ao nível do andar nobre. Do lado E., escada de serviço conducente ao último piso (com compartimentos distribuídos em redor de caixa de luz) e ao andar, parcialmente enterrado que, desenvolvido ao longo do alçado lateral S., corresponde a zona de serviços.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos, pintura de marmoreados

Observações

*1 - denominado como estufa, mantém sob o tecto falso, recentemente, aplicado, estrutura da cobertura original, em madeira, vasada por clarabóia. *2 - correspondente ao quarto de Fontes Pereira de Melo, onde o mesmo viria a falecer.