Arquitectura educativa, do séc. 20. Edifício de planta em U irregular, articulando vários corpos que se definem em torno de pátios, amplamente iluminados através de luz zenital e lateral. As fachadas, despojadas e alvas, pautam-se pela inserção ritmada e regular de duas filas de janelas quadradas ao longo do edifício, definido pela horizontalidade.
Edifício *1 de planta em U irregular que articula vários corpos que se definem em torno de um amplo pátio, seccionado por corpos que prolongam o corpo N.. As coberturas diferenciadas e em terraço, permitem, no corpo O., a abertura de poços de luz, iluminando o espaço interno. As fachadas, revestidas a cantaria, pautam-se pela inserção ritmada e regular de duas filas de janelas quadradas ao longo do edifício, definido pela horizontalidade. Nas fachadas recolhidas, abriram-se também janelas no piso superior; um único apontamento é feito através de uma varanda vidrada com caixilhos de ferro. Fachada S. com um dos principais acessos ao imóvel, através de portal tripartido e côncavo, formando pequeno alpendre sustentado por pilares, a que se acede por escadaria de cantaria e rampa central. No extremo esquerdo, surge uma chaminé. A fachada virada a E. possui um outro portal de acesso, através de um corpo cilíndrico que a coroa, onde se inscreveu "Universidade de Lisboa | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação". INTERIOR com amplo vestíbulo que termina num anfiteatro, cujo curvo muro exterior foi revestido a tijolo. Para Sul, liga-se a um grande pátio, cuja galeria inferior está abobadada com colunas ritmadas, à imagem de um claustro, surgindo, numa das suas paredes, um painel de azulejos bícromos, azuis e brancos. Trata-se de um ritmado painel que comporta uma composição padronizada de pequenos anjos, de traço solto e de distintos tamanhos, distribuídos por quatro filas na secção inferior. A secção superior é preenchida por azulejos brancos de brilho azulado, sendo que no topo do painel se repete uma pequena banda com anjos idênticos aos referidos, que igualmente foi incorporada como enquadramento no topo e na base da secção inferior do painel. Como o atesta a inscrição junto da assinatura, foi executado na Galeria Ratton. Na fachada posterior desenvolve-se um amplo jardim rectilíneo, cortado diagonalmente por uma alameda de acesso a um portão lateral e por um lago de linhas sinuosas.
Materiais
Estrutura em betão; fachadas revestidas a cantaria de calcário; janelas com vidro fosco e simples.
Observações
*1 - esta ficha tem correspondência às fichas de inventário da Universidade de Lisboa (UL): Faculdade de Psicologia/Instituto de Educação - UL_FPCE_IM001; UL_FPCE_OBJ001.