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Palácio Convento da Trindade

Palácio Convento da Trindade

O ponto de interesse Palácio Convento da Trindade encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial, oitocentista. Antigo convento transformado em edifício residencial pombalino de rendimento, de dois panos e cinco registos, com o primeiro piso de lojas revestido a cantaria e os seguintes de sacadas revestidos a azulejo. De fenestração regular com molduras de cantaria recortada e restantes elementos definidores também em cantaria. A composição da fachada, com último piso de menor largura rematado por frontão, encontra-se também no nº 30 da Rua da Trindade (v. PT031106270104), construído pelo mesmo proprietário, Manuel Moreira Garcia, alguns anos depois. A fachada posterior, sem elementos nobilitantes, organiza-se com pátio ajardinado. Acesso ao interior por átrio rectangular que abre para escadaria central, em torno da qual se organizam os pisos com disposição em U. Piso nobre ao nível no segundo registo, destinado originalmente a morada do proprietário, decorado com pintura mural neo-pompeiana, com figuração mitológica, alegórica e zoomórfica.

Planta rectangular, com coberturas diferenciadas de duas e três águas e rasgada por uma clarabóia envidraçada de perfil rectangular. Anexando-se á direita da fachada posterior corpo rectangular só ao nível do primeiro registo, formando L, com cobertura a uma água, aos quais se adossa alpendre, também formando L, com guarda em fero forjado e resguardado por tapumes. Fachada principal, voltada a O., revestida a azulejo de padrão azul e branco, organizada em dois panos e quatro registos rematados por cornija. Sobre a cornija piso estreito rematado por frontão triangular com moldura de cantaria e revestimento a azulejo de padrão azul e branco. Embasamento, pilastras nos cunhais e primeiro registo revestidos a cantaria. Fenestração a ritmo regular, com molduras em cantaria, maioritariamente rectilínea recortada e guardas em ferro forjado. Primeiro pano rasgado por quatro vãos correspondentes entre registos, tendo no primeiro, ao centro, duas portas em arco de volta-perfeita com marcação da pedra de fecho, entre as quais se coloca medalhão com a insígnia MMG e a data de 1834, ladeado por dois leões afrontados. Nos extremos do pano duas portas, de maiores dimensões, em arco abatido, com marcação do fecho, a da esquerda com a inscrição "Livraria Barateira, lda. Fundada em 1914" na bandeira. Segundo registo, correspondente ao andar nobre, e separado por friso de cantaria, tem janelas de sacada, servidas por sacada comum de perfil abaulado nos dois vãos centrais, com guarda em ferro forjado e assente em oito mísulas que descansam nos arcos dos vãos do registo inferior. Terceiro registo, também separado por friso de cantaria, com janelas de sacada, e rematado por cornija, na qual assenta a sacada corrida do quarto registo, que abrange os dois panos e os seus cinco vãos de sacada de moldura rectilínea simples. O quinto registo tem duas janelas de sacada de volta-perfeita, inscritas em moldura rectangular e é servido por sacada corrida. O pano esquerdo, com um vão por registo, tem no primeiro piso porta de volta-perfeita, com marcação do fecho, funcionado como montra e com a inscrição "Compra e venda de livros" na bandeira. Nos dois registos seguintes, separados por frisos de cantaria, janela de peitoril de perfil rectilíneo recortado. Fachada posterior sobrelevada em relação á fachada principal, articulando-se com pátio, em conta inferior do terreno, circundado por alpendre a N. e O., tapado por gelosia a E., e por edifício vizinho a S., paralelo ao qual se define, ao nível da cota do pátio, corredor, coberto por tenda, que dá acesso ao jardim ao nível do primeiro piso da fachada posterior. Este é precedido por largo alpendre, com guarda baixa em ferro forjado com leões e acrotérios de cantaria. O jardim tem planta rectangular e desenvolvimento longitudinal de O. para E., e está quase totalmente coberto por tenda, funcionando como salão de festas. No eixo N. do jardim, e com acesso pela tenda existem vestígios do antigo convento da Trindade*1 a nível subterrâneo, prolongando-se para terrenos do prédio vizinho, fora da tenda capela de planta rectangular, com acesso por porta vazada em ferro forjado e moldura de cantaria rectilínea, encimada por escudo e forrada a azulejo, o interior é também forrado a azulejo de figura do antigo convento. A fachada posterior, rebocada e pintada de amarelo claro e embasamento em cantaria, organiza-se em quatro registos. No primeiro registo, correspondente ao segundo da fachada principal, abrem-se, da esquerda para a direita, três portas com bandeira, de moldura rectilínea em cantaria e uma janela de peito com moldura semelhante. Segundo registo com marquise à esquerda encobrindo o vão, em alvenaria e caixilharia de alumínio, seguindo-se duas janelas de peito de guilhotina e moldura de cantaria, janela de sacada com moldura em cantaria e guarda em ferro forjado e nova janela de peitoril de guilhotina. Terceiro registo, rematado por cornija e beiral, com varanda corrida em alvenaria sobre modilhões simples e guarda em ferro forjado, sustentada por ferragens descrevendo arco abatido, servindo os quatro vãos de sacada e um de peitoril, e interrompida por avanço da parede, construído posteriormente e coberto por telha de zinco. O quarto registo, em eixo sobre a cimalha, é rasgado por dois vãos de sacada de moldura rectilínea em cantaria e com guarda comum em ferro forjado. INTERIOR: Organizado em cinco pisos, com comunicação por escadaria central, com caixa de escadas de perfil rectangular, iluminada por clarabóia, com lambrim de azulejo e pintura a fresco*1, de lanços e patamares rectos, com degraus em cantaria até ao primeiro patamar e restantes em madeira, com guarda em ferro forjado e corrimão em madeira. Nos patamares subsistem as carvoarias. Entrada por vestíbulo de planta rectangular, com pavimento em mármore branco e negro formando quadrícula e paredes com painéis de azulejo, representando jarrões com flores e pássaros, culminado em arco abatido de cantaria assente em pilastras, que precede dupla arcaria de volta-perfeita, definindo o arranque da escadaria e porta de acesso ao interior do primeiro piso. À direita rasga-se porta inscrita em moldura rectilínea de cantaria, que dá acesso a amplo salão de planta em L invertido, com pavimento recente em mármore formando quadrícula, e ritmado por sequência de arcos abatidos lançados sob pilastras; é decorado por painéis de azulejo figurativo, provenientes do jardim da casa. Na face E. do salão passagem por arco de volta-perfeita, com acesso por degraus de cantaria, para corredor rectangular, coberto por tenda, em cujo lado esquerdo se encontram salas de construção recente, sob o espaço do pátio. O corredor dá acesso a nova escadaria que liga ao jardim, já numa cota superior do terreno. Ala esquerda do piso térreo parcialmente ocupada por Livraria, com acesso próprio pela fachada principal. Primeiro piso, com disposição em U, sendo a ala esquerda mais prolongada e correspondendo ao segundo registo da fachada principal e primeiro da fachada posterior, com acesso directo ao jardim, Correspondia à casa onde residia o primeiro proprietário. Apresenta uma sequência de salas, voltadas para a fachada principal, comunicantes entre si, com pintura mural neo-pompeiana e pavimento em soalho. Voltadas para o L, encontra-se nova sequência de salas e capela privada, comunicantes por corredor longitudinal. Pisos seguintes ocupados por diferentes fogos habitacionais, sem a riqueza decorativa dos pisos anteriores.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista rebocada e forrada a azulejo de padrão; revestimento do primeiro registo, moldura de vãos, sacadas, frisos, cornijas, pilastras, modilhões, arcos do átrio e molduras de portas interiores do primeiro piso em cantaria de calcário; portas, tectos e rodapés em madeira lacada de branco no andar nobre; caixilharia de madeira; soalho no pavimento dos pisos superiores; mármore na pavimento do átrio; talha dourada no altar da capela; ferro forjado nas guardas de sacada e escadas; azulejo no jardim e primeiro piso.

Observações

*1 - o azulejo foi colocado pelo actual proprietário, pintado á mão e procurando imitar uma tipologia de azulejo pombalino que repete o desenho da guarda do corrimão. A pintura a fresco foi também mandada fazer pelo actual proprietário utilizando a técnica artesanal e repetindo o modelo da pintura preexistente que se encontrava por baixo de camadas de reboco posterior bastante danificada. *2 - trata-se provavelmente de um antigo pórtico de ligação da igreja ao claustro, ou mesmo de uma capela lateral da própria igreja. É constituído por arco de volta-perfeita, com marcação do fecho do arco, lançado sobre pilastras, e encimado por cornija na qual assenta tímpano semicircular, rasgado no topo por novo tímpano triangular. Existe ainda a antiga cisterna do convento, onde estão sepulturas dos séculos 13, 14 e 15. *3 - quando o prédio foi adquirido pelo actual proprietário parte dos azulejos do jardim foram retirados e estão hoje no Museu do Azulejo, na casa leiloeira de Manuel Leitão e no Jardim Tropical da Fundação Berardo no Funchal.