Arquitectura residencial, barroca e pombalina. Importante espólio azulejar de temática mitológica, nos salões do andar nobre.
Edifício de planta irregular, de configuração ortogonal, implantado num terreno em declive. A construção desenvolve-se em três pisos, com ocupação desigual de áreas, traduzindo a adaptação à morfologia do terreno. A fachada principal (S.) organiza-se em cinco módulos desiguais (1-3-3-3-1) divididos por pilastras lisas. No piso térreo, portas e janelas com emolduramento de cantaria, tendo 2 das janelas grades de ferro. No piso 1 (na metade E. ainda é piso térreo) destacam-se as janelas com emolduramento e avental de cantaria. O andar nobre sobressai no conjunto da fachada, pela fiada de janelas de sacada, com emolduramento de verga curva em cantaria e varandins de ferro, acentuando a horizontalidade do edifício, rematado por cornija proeminente et balaustrada cerâmica. INTERIOR: a entrada faz-se por amplo espaço interior - cocheiras - cavalariças - ladeado à direita pela escadaria de acesso ao andar nobre e à esquerda pela escada de acesso à zona de serviços. Destaque para o revestimento de azulejos da escadaria (de acesso ao andar nobre), de composição ornamental, em bicromia - 2 tons de azul em fundo branco -, bem como para os silhares de azulejo de padrão - monocromia - azul de cobalto em fundo branco, que revestem as paredes da escada de acesso à zona de serviços ( 3º quartel do séc.18). No ANDAR NOBRE, três das salas viradas a S. têm silhares de azulejo de composição figurativa, de temática mitológica, e tectos de estuque, apresentando composições de significativa complexidade. Na ala N., a maioria das salas tem silhares de azulejo com motivos de albarradas, em monocromia - azul de cobalto em fundo branco. A capela é totalmente decorada de estuque e azulejo, tendo pinturas assinadas. Destaque também para a cozinha, revestida de azulejo de figura avulsa intercalado com azulejo branco.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, madeira, estuque pintado, azulejos
Observações
DOF: Prédio seiscentista, também conhecido por Palácio Cabral. *1 - Zona Especial de Proteção do Bairro Alto e imóveis classificados na área envolvente