Arquitectura agrícola e residencial, vernácula. Forno de pão de planta rectangular irregular e forno semicircular, volumetricamente mais baixo, com cobertura de telha na casa e em lajes no forno, interiormente pouco iluminado. Fachadas em alvenaria de xisto aparente, a principal de dois pisos rasgados por uma única porta, de verga recta, e o segundo por duas janelas, ladeadas de vaseiras.
Planta rectangular irregular, composta por vários corpos escalonados, com coberturas em telhados de duas águas, a do forno em lajes de xisto. Fachadas em alvenaria de xisto aparente, terminadas em beirada simples. Fachada principal de dois registos, o inferior rasgado por porta de verga recta, esta formada por laje de xisto, encimada por janela alta, com laje de granito criando janela de peitoril, igualmente com verga recta, composta por uma laje, ladeada, à esquerda por vaseira formada por placa de xisto pontiaguda; no segundo registo, rasga-se ainda, à direita, janela de peitoril rectilínea, ladeada por duas vaseiras. Fachada lateral esquerda terminada em empena e possuindo avançado o volume mais baixo do forno, de planta semicircular, com várias lajes salientes das paredes. Fachada lateral direita com corpo mais elevado terminado em meia empena, rasgada por porta de verga recta, parcialmente coberto por vides. Fachada posterior de dois panos, o mais recuado com dois pisos, o inferior com zona central rebocada a cimento e com porta rectilínea, e o superior com parede em tijolo, aparente, e rasgado por porta e janela rectilínea; este pano é rematada por aba corrida de madeira, bastante larga.
Materiais
Estrutura de alvenaria de xisto aparente; vergas e cobertura do forno em lajes de xisto; guarda da janela em cantaria de granito; parede da fachada posterior em tijolo; cobertura de telha.
Observações
Apesar do forno ser privado, servia toda a comunidade local, ali se cozendo o pão ou, em tempo de festa, assando a carne.