Portal de Cidadania

Capela da Senhora da Piedade

Capela da Senhora da Piedade

O ponto de interesse Capela da Senhora da Piedade encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Carva e Vilares no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal marcada por amplo vão de volta perfeita e remate em empena de cornija. Alçados circunscritos por cunhais apilastrados e remate em friso e cornija, os laterais rasgados por fresta. Inscreve-se, pois, numa tipologia de capelas associadas ao Calvário e à Paixão de Cristo, com exemplares semelhantes na Capela do Senhor da Ponte, em Mondim de Basto (v. PT011705050014), Capela de Santa Cruz, em Campo de Jales (v. PT011713020027), Capela do Senhor das Necessidades, em Lanheses (v. PT011609150015), Capela do Senhor do Bonfim, em Carreço (v. PT011609080053) e Capela do Senhor do Castelinho, em Eirado (v. PT020901060008). Retábulo-mor vernacular.

Planta longitudinal simples, rectangular. Disposição horizontal das massas formando 1 volume com cobertura em telhado de 2 águas. Fachadas brancas, sendo a frontal rebocada, percorridas por embasamento de granito aparente e remate em friso e cornija moldurada, com cunhais sublinhados por pilastras. Fachada principal virada a E. com remate em empena moldurada sobrepujada por cruz latina pintada de branco. Portal de lintel em arco abatido sobrepujado por duplo óculo com moldura sinuosa, enquadrados por arco pleno assente em pilastras laterais esguias. Fachada posterior cega, abrindo-se nas fachadas laterais 2 janelas rectangulares, gradeadas, com moldura em rampa e ângulos cortados. INTERIOR de espaço único, pavimento em argamassa de cimento com 2 degraus de granito, moldurados, junto ao altar, paredes brancas rebocadas, com lambril castanho, rematadas por cornija e tecto curvo em madeira envernizada. Na parede da fachada principal encontra-se transposto para o interior o arco pleno assente em pilastras esguias, apresentando-se o duplo óculo com moldura interna rectangular. No lado da Epístola o vão duma antiga porta de lintel de arco abatido encontra-se convertido em nicho. Do lado oposto mantêm-se o vão entaipado da antiga porta, sendo a moldura superior encimada por motivo floral. Um altar vernacular de madeira cobre toda a parede testeira organizando-se em 2 registos sobre fundo branco e cinzento. No inferior, abre-se ao centro um nicho com imagem; lateralmente dois painéis duplos com as imagens pintadas de Santa Bárbara, São Sebastião, São José e São João. No registo superior encontram-se pintados, ao centro, um medalhão azul envolvido por folhas douradas com os instrumentos da paixão, ladeado de vasos com flores e meandros pendentes com motivos florais.

Materiais

Estrutura e degraus de granito, pavimento de argamassa de cimento, altar e tecto de madeira, porta metálica envidraçada e cobertura de telha de tipo marselha.

Observações

Escassos metros a NE da capela conserva-se a Casa das Esmolas, actualmente adaptada a Junta de freguesia. O edifício conserva no piso inferior uma porta de lintel recto datado de 1793, ladeada de dois vãos destinados às esmolas, actualmente entaipados, encimados por inscrições alusivas, lendo-se na do lado direito: "AQVI SE LAMÇAM AS ESMOLAS DO CENTEIO".