Portal de Cidadania

Capela de Santo Amaro

Capela de Santo Amaro

O ponto de interesse Capela de Santo Amaro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Noura e Palheiros no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, do séc. 20. Capela de planta longitudinal simples, interiormente amplamente iluminada, com torre sineira e sacristia adossada na fachada lateral esquerda. Fachadas rebocadas e pintadas, com embasamento, cunhais apilastrados e terminada em friso e cornija. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga recta e óculo e as laterais por janelas longilíneas rectangulares e porta travessa na lateral direita. Fachada posterior terminada em empena e com óculo.

Planta longitudinal de volume único, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrada e sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela, de uma água na sacristia e cúpula piramidal na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, a capela com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais sobre plintos, e terminada em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal terminada em empena, coroada por cruz latina sobre acrotério e rasgada por portal de verga recta, de moldura simples, e por óculo circular, igualmente moldurado e gradeado. Torre sineira sensivelmente recuada da fachada, de três registos marcados por frisos, pintados de branco, e terminada em cornija, igualmente de branco, com pináculos piramidais com bola nos cunhais e cruz latina sobre acrotério volutado ao centro da face frontal; na fachada principal possui no segundo registo relógio circular e no terceiro, em cada uma das faces, vão em arco de volta perfeita, albergando sino no frontal. Fachadas laterais rasgadas regularmente por quatro vãos rectangulares longilíneos, moldurados e, na lateral direita, por porta de verga recta moldurada; à fachada oposta, adossa-se escada de pedra de acesso à torre sineira, com porta de verga recta. Fachada posterior da capela terminada em empena e rasgada por óculo circular moldurado e a da sacristia por porta de verga recta e amplo vão rectangular, ambos sem moldura.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; betão; embasamento, cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos e acrotério volutado em cantaria de granito; portas de madeira; vãos com vidros simples, gradeados; cobertura de telha.

Observações